Como salvar pratos muito salgados ou apimentados

Publicada em: 15/07/2020 10:00

Desastres culinários sempre podem acontecer: um instante de desatenção e pronto, você pode ter salgado demais a comida ou apimentado o que não deveria. Mas não precisa entrar em pânico!

Se você fez uma receita salgada demais ou uma comida muito apimentada, o CyberCook separou algumas dicas para te ajudar a salvar o prato!

Como salvar pratos muito salgados

- No caso de pratos mais líquidos ou cremosos, como cremes, sopas e caldos, você pode adicionar um pouco de água para diluir o sabor e deixar borbulhar por alguns minutos, antes de servir. Mas adicione com cautela! Água demais pode afetar o sabor dos ingredientes. Além disso, alguns caldos como os caldos de legumes não podem chegar ao ponto de fervura.

- Um pouco de ácidos, como uma colher de suco de limão ou de vinagre branco, podem ajudar a controlar o sabor. A dica é adicionar a pratos que combinem com o gosto do limão ou do vinagre, já que estes ingredientes podem afetar o sabor da receita.

- No caso das carnes, deixe-as de molho. As vezes temperamos demais uma carne para o churrasco ou compramos uma peça de bacon muito salgada. Deixe a peça de molho na água por algumas horas, para que o sal se dilua nela. Mas atente-se à higiene! As carnes não devem ficar fora da geladeira, em momento algum antes do preparo. Higienize bem o pote onde a carne vai ficar de molho e a pia que você usou para cortar e temperar a carne.

- Outra solução para amenizar a quantidade de sal em pratos líquidos, é adicionar amido. Mais necessariamente a batata, sempre descascada, lavada e cortadas grosseiramente. A batata vai “enxugar” o excesso de sal e seu amido vai aliviar um pouco o sabor forte.

Como salvar pratos apimentados

- A capsaicina encontrada nas pimentas é a responsável pelo sabor picante e apimentado. Uma das melhores maneiras de neutralizar este composto químico é pela adição de algum produto lácteo: leite integral, creme de leite, iogurte ou queijo. Se você é intolerante à lactose ou segue uma dieta vegetariana, utilize o leite de coco como substituto.

- O açúcar ajuda a neutralizar o calor das pimentas. Portanto, tente adicionar um pouco de açúcar ou mel para equilibrar sabores picantes demais.

- Líquidos ácidos como o vinagre, limão ou até tomates picados podem amenizar o calor intenso da pimenta. A dica é a mesma do sal: escolha um líquido ácido que irá complementar os sabores de seu prato, para não interferir no gosto.

- Combinam principalmente em pratos asiáticos como macarrão frito ou algo preparado na panela wok. Acrescente um pouco de tahine, pasta de amendoim ou amêndoa. O teor de gordura das pastas de nozes e amêndoas, ajudam a reduzir o sabor apimentado.

Gostou das dicas? Confira também nossa matéria sobre como salvar receitas que deram errado, para o caso de queimar algum ingrediente ou passar do ponto, por exemplo. Se você descobriu de última hora que tem um ingrediente faltando na sua despensa, veja também nossas dicas de substituição em receitas.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: