Categorias
Dicas

Receita de Gin: a bebida que está movimentando o mundo dos drinks

A bebida do momento tem sido o gin, com muitos bares especializados no preparo de drinks com esse destilado de cereal.

Por isso, hoje vamos entender de onde vem tanta popularidade e também uma receita de drink com gin que é sensacional.

Boa leitura.

Gin Tônica
Gin Tônica

Tipo gin, a ascensão de um drink

Nos últimos anos, esse destilado se tornou o queridinho das baladas e passou a estar presente não só em drinks variados, como até em músicas, como o famoso funk Tipo Gin do cantor Kevin O-Chris, que tem rendido milhões de visualizações no Tik Tok.

Por isso, fica a curiosidade sobre quais atributos da bebida fizeram ela ficar tão em alta assim a ponto de dominar bares e invadir até a cultura popular.

Na verdade, o que está acontecendo é que o gin está retomando seu posto de rei dos drinks, pois é uma das bebidas mais antigas, sendo amplamente consumida no início do século XX.

O que ocorreu foi que por conta da lei seca nos Estados Unidos, caiu em popularidade e quando retornou nos anos 80, ficou estigmatizado como bebida de “bebum” pelo seu alto teor alcóolico.

Foi só quando os bartenders europeus começaram a criar drinks com gin e outras misturas em copos longos que a bebida começou a ganhar status novamente e rapidamente foi retomando a popularidade na Europa, depois Estados Unidos e enfim aqui no Brasil.

Apesar de ser um destilado com alto teor alcoólico, tem um sabor bem mais suave se comparado a outras bebidas como a vodka, por isso é possível fazer muito mais combinações harmônicas com frutas e outras bebidas, criando uma infinidade de drinks para todos os gostos.

Receita de gin

Nosso escolhido de hoje é um drink simples porém apreciadíssimo mundo afora.

O gin com tônica e grapefruit acertou em trazer um equilíbrio perfeito do sabor frutado intenso, com o destilado e a tônica trazendo frescor para o drink.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Gin 50 mililitros
  • Grapefruit 1/4 unidade
  • Água Tônica 200 mililitros

Como fazer

  1. Em um copo com gelo coloque o gin, a fatia de grapefruit e complete o copo com água tônica.
Gin com Melancia e Limão
Gin com Melancia e Limão

Mais receitas de drinks com gin

Gin e Tônica, o drink mais famoso

Nos filmes e séries hollywoodianos, vemos muitas cenas de bares onde os personagens bebem o tal gin tônica, e de fato é uma das formas mais tradicionais, ainda que simples, de se consumir essa bebida.

Isso porque, é o casamento perfeito que foi descoberto por acaso, pois reza a lenda que na guerra os soldados ingleses tinham que tomar quinino com tônica para combater a malária, porém era um remédio extremamente amargo, beirando o intragável.

A solução foi colocar o gin na mistura para dar uma suavizada e conseguirem tomar aquilo, porém notaram que depois era só tirar o quinino, manter a tônica e ter um drink incrível para saborear.

Por isso que até hoje, essa é a base para vários drinks que levam este destilado de cereais, como no caso da bebida de hoje que é gin, tônica e grapefruit, porém partindo da base tradicional, você pode testar outras frutas e ingredientes e criar versões únicas com a bebida.

Experimente em casa e nos conte.

Beba com moderação, sempre.