6 dicas para fazer o pão crescer

Publicada em: 04/05/2020 14:48

Com o isolamento social, está mais difícil ir atrás do pão fresquinho todo dia. Uma solução que muitas pessoas têm adotado é fazer o seu próprio, como você pode ver em nosso especial sobre como fazer pão. Mas um bom pão não depende apenas dos ingredientes! É preciso, também, ter cuidado e atenção na hora de esperar o pão crescer, para aproveitar ao máximo o rendimento dele.

Para te ajudar nessa tarefa, o CyberCook separou algumas dicas para o pão crescer rápido e gostoso.

1. Esta dica é básica para uma boa receita de pão: depois da sova, deixe a massa descansando longe de luz e vento. Também não se esqueça de deixar o forno pré-aquecido, para que o pão vá para um lugar mais quente depois da massa descansar.

2. Procure fontes de calor. Coloque a massa perto do forno pré-aquecido, mas não diretamente nele, como em um balcão próximo do fogão. O calor será suficiente para acelerar o crescimento, mas não para estragar o andamento da massa.

3. O pão cresce mais rápido se você fizer mais força na hora de sovar! Não precisa ter medo de usar a agressividade na hora de sovar a massa, empurrando para a frente e puxando para trás com força.

Como fazer o pão crescer/CyberCook

4. Coloque o pão para descansar em uma bacia coberta por uma toalha quente umedecida - mas não encharcada, ou vai molhar a massa.

5. Cuidado com o sal! Sal em excesso afeta o desempenho do fermento, que é o que faz o pão crescer.

6. Você também pode contar com uma ajudinha do microondas. Coloque um copo de 240 ml de água microondas e aqueça por uns dois minutos. Depois disso, desligue o microondas, mas deixe a massa de pão repousando de 30 a 40 minutos lá dentro, junto com a água. Passado esse tempo, tire a massa do forno e aqueça a água novamente. Depois, deixe a massa descansar lá dentro com a água por mais 15 minutos. Esta dica também vale para o forno comum!

Gostou das dicas? O CyberCook tem uma variedade de receitas de pão para você experimentar além da receita comum.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: