Conheça o creme de galinha, a receita de Teresina!

Publicada em: 22/06/2022 15:57

Toda cidade tem uma receita típica. Muitas vezes essa receita faz parte de uma cultura maior como da região ou do estado, mas em alguns casos essa cultura cresce dentro da cidade e se torna uma receita inesquecível. O creme de galinha é esse prato para Teresina, a capital do Piauí!

Essa receita pode parecer muita coisa, mas a gente afirma que não é. Não é strogonoff, canja nem recheio de coxinha ou torta, mas um creme típico que fica uma delícia com arroz ou, para quem gosta de sair um pouco da tradição, até ser servido com pão italiano!

Creme de galinha

Como surgiu o creme de galinha?

Uma das histórias por trás dessa receita é que ela seria uma adaptação do vatapá, inclusive sendo chamada de vatapá de frango, no começo. Isso provavelmente porque o Piauí fica longe do litoral e o prato não seria feito com camarão sempre, dando essa abertura para a troca de ingredientes. E como o interior do país consome o frango como base em vários pratos típicos, era de se esperar que fosse o mesmo com esse aqui.

Hoje é uma receita típica de festa junina de Teresina, assim como vários outros cremes e caldos Brasil afora.

Como fazer creme de galinha

Assim como o vatapá, o creme de galinha tem na sua base o leite, a proteína e uma farinha ou outro espessante para dar o ponto de cremosidade. No caso do vatapá se usa o leite de coco e a farinha de mandioca, enquanto na receita teresinense a solução é amido de milho e leite de vaca (podendo ainda ter mais milho cozido).

Sirva bem quente, independentemente se com arroz ou com pão!

Porque o creme de galinha fica amargo?

Antes que você saia fazendo esse creme de galinha, saiba que tem uma coisa que pode dar errado nessa receita super simples: ela pode ficar amarga ou empelotar.

Se seus ingredientes estiverem todos frescos e dentro da validade, a causa do amargor ou do pelote é o amido de milho (e também o creme de leite, para talhar o creme). E não seria diferente na farinha de mandioca do vatapá, o negócio é que se não for bem inserido, cozido e dissipado na receita, o amido de milho pode encasquetar com seu prato.

Receita de creme de galinha

Ingredientes

  • 1 unidade de peito de frango
  • 1/2 lata de milho em conserva
  • 1/2 vidro de azeitona verde picada
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 litro de leite
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de shoyu
  • Tempero pronto em pó a gosto
  • Azeite a gosto
  • Cebola a gosto

Como Fazer

  1. Em uma panela refogue a cebola no azeite, acrescente o peito de frango deixe dourar, misture o molho shoyu, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 15 min.
  2. Até que fique cozido por inteiro, se precisar acrescente água ou o próprio molho shoyu.
  3. Após o frango já cozido e frio desfie o mesmo e reserve.
  4. Dissolva a maisena no leite e despeje na panela com o restante do caldo que sobrou no preparo do frango, mexa com a colher de pau até ficar consistente, despeje o frango desfiado dentro e mexa por 2 min.
  5. Acrescente o milho e a azeitona, mexa por mais 1 min.
  6. Desligue, acrescente o creme de leite, e está pronto.
  7. Não pode parar de mexer senão irá empelotar.
  8. O creme de leite só deve ser adicionado com o fogo desligado.

Compre essa receita Comprar os ingredientes | Receba em casa

Receitas típicas como essa são trazem a simplicidade de quem criou e todo o sabor de quem refez e melhorou essa receita por anos. Faça aí também esse creme de galinha e contribua para a cultura da gastronomia brasileira!

Veja mais matérias sobre receitas regionais:

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: