*Todos os filtros são opcionais

Calorias por porção:

defina a caloria

1 Kcal

Valor da receita:

defina o preço

R$1

para ter acesso à busca detalhada
Restam
2 vezes

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Torta de banana crocante

lactose glúten vegano

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    A culinarista paulistana Cássia Boarges descobriu uma receita do tempo do império, do fim do século XIX. Para oito pessoas ficarem felizes, os ingredientes são: meia dúzia de banana nanica grande e bem madura, uma xícara e meia de farinha de trigo, meia xícara de açúcar, 150 gramas de manteiga, uma colher chá canela e uma colher de chá de fermento.
  2. 2.
    Para a cobertura, providencie dois ovos, meia xícara de leite, duas colheres de sopa de açúcar e uma colher de chá de canela misturados.
  3. 3.
    Numa vasilha, cássia coloca os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, a canela e o fermento e começa a fazer a farofa com a mão e a manteiga sempre aos poucos.
  4. 4.
    “Se sobrar um pouquinho não tem importância porque depende da temperatura do dia, às vezes você usa mais, às vezes você usa menos. A temperatura ambiente é muito importante quando você faz. Também a pessoa pode ter mãos quentes vai utilizar um pouco menos”, explica Cássia.
  5. 5.
    Para saber se precisa mais manteiga Cássia tem um truque. “A massa fica mais fria e úmida e então nesse ponto ela está perfeita. Você aperta e se ela unir, ela está prontinha”, garante.
  6. 6.
    Ou seja com a temperatura do dia sobrou um pouco de manteiga.
  7. 7.
    A forma untada e enfarinhada tem 23 centímetros de diâmetro e a farinha é colocada soltinha. “O importante nessa massa de torta é que você vai colocar a massa, mas não vai firmar, senão ela vai embatumar, não pode. Só vamos colocar essa farofa, sem pressão, mais ou menos um centímetro“, explica a culinarista.
  8. 8.
    Vamos formar a base e em seguida colocar as bananas, que vão inteiras para que fique bem úmido. Se preciso, corte a banana para preencher bem e não ficar espaços. Por cima, coloque a farofa sem apertar.
  9. 9.
    Para a cobertura, Cássia junta os ovos e o leite e bate ligeiramente e coloca sobre a torta. Sempre umedecendo bem as laterais pra que sua torta não fique seca e depois por cima
  10. 10.
    Por último aquele açúcar com canela que dá o toque da vovó.
  11. 11.
    O forno é médio a quente por 30 a 40 minutos e olha a torta do tempo do império para nossa fome de 2009. Macia pro dentro e crocante em cima. Uma delícia com cafezinho ou chá

Sua avaliação:

Ana Barbarulo
por Ana Barbarulo
porções

Comentários (0)

DocesTortas docesSobremesaBanana nanicaTortas

Torta de banana crocante