Como escolher peixe fresco no mercado

Publicada em: 15/02/2019 10:18

Muitas pessoas substituem o consumo de peixe por carne, frango ou carne suína por não saberem escolher peixes frescos no mercado. Pescados tendem a ser mais sutis e perecíveis e merecem uma atenção extra na hora da escolha. Mas com algumas dicas simples e cuidados na hora da compra, ficará mais fácil garantir peixes frescos e de qualidade no mercado!

Conservação

Pescados frescos devem ser mantidos em uma camada espessa de gelo ou em câmaras refrigeradas, com reposição diária. A camada de gelo deve ser trocada diariamente para evitar qualquer tipo de contaminação ou cheiro forte, mantendo os peixes frescos todos os dias. 

Os peixes vendidos em embalagens devem ser mantidos em refrigeração, com local de origem, data e prazo de validade e selo de inspeção federal. Observe se há água por baixo das prateleiras refrigeradas. Se houver, é um sinal de que o peixe foi mal acondicionado.

Conservação

Aparência

Os olhos devem estar brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos no centro. Pele com uma pigmentação vivaz e brilhante, sem descoloração. Escamas firmes e resistentes, parcialmente transparentes e brilhantes, se o peixe não estiver fresco as escamas tendem a desprender-se facilmente. Brânquias rosas ou vermelhas, úmidas e brilhantes. Cheiro suave de maresia, recuse se o peixe apresentar um cheiro muito forte.

Aparência

Consistência

O corpo do peixe deve estar firme e resistente. A rigidez do corpo indica que ele está fresco. Tente dobrar o corpo do peixe. Se, depois de algumas tentativas, isso não acontecer, significa que ele foi congelado anteriormente e não está fresco.

Consistência

Lembrando que é mais seguro comprar em supermercados, por conter indicações de qualidade e ser estabelecimentos credenciados pela Vigilância Sanitária. Em caso de dúvida peça ajuda ao vendedor, ele poderá te ajudar com dicas para comprar o melhor peixe. 

Como preparar um peixe delicioso!

5 motivos para incluir mais peixe no cardápio!

Agora que você sabe como escolher pescados com segurança, aproveita para aumentar o consumo de peixe no seu dia a dia. Ele vai te ajudar a garantir uma alimentação saudável e equilibrada. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde são 12 kg de pescados por ano, mas os brasileiros consomem apenas metade. Peixes frescos são ricos em iodo, ômega 3 e vitaminas essenciais, além de ser uma excelente opção de pratos leves e saudáveis.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: