Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Pão Italiano com Alta Hidratação

sem lactose·vegana

Fatias

20

Peso

83,70 g*

Preparo

7h30

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Peneire a farinha de trigo em um tigela e adicione 630ml da medida inicial de água aos poucos. Misture bem até obter uma massa homogênea e deixe descansar por 30 minutos.
  2. 3.
    Junte a quantidade restante de água ao fermento, misture bem até que o fermento esteja completamente dissolvido, e também deixe descansar por 30 minutos.
  3. 5.
    Junte a massa descansada por 30 minutos ao fermento e mexa. Faça a primeira das dobras da massa. A dobra consiste em puxar a massa de baixo para cima e dos lados para cima, com delicadeza para não comprometer a estrutura do glúten, e deixe a massa descansar por 20 minutos.
  4. 7.
    Faça a segunda dobra e descanse a massa por mais 20 minutos. Passado o tempo de descanso, junte o sal e faça a terceira dobra, deixando a massa descansar por mais 20 minutos.
  5. 9.
    Após a quarta dobra, coloque a massa sobre papel manteiga polvilhado com farinha de trigo ou arroz, dando à massa um formato arredondado, sempre polvilhando um pouco da farinha por cima e na lateral da massa.
  6. 11.
    Coloque o papel manteiga e a massa sobre um banneton ou uma tigela para que fique no formato correto. Deixe a massa descansar cobrindo-a com pano úmido até dobrar de volume. Após dobrar de volume leve à geladeira por 4 horas .
  7. 13.
    Aqueça o forno a 250 graus, e retire a massa da geladeira, fazendo cortes na massa como preferir, com a faca indo até o fundo. Assim que o forno estiver aquecido, coloque o pão na grade mais baixa e uma forma com água encostada no chão do forno, para que o pão fique úmido.
  8. 15.
    Deixe o pão assar por à temperatura de 250 graus por 30 minutos, e depois reduza a temperatura para 180 graus, assando por mais 40 minutos, sempre tomando cuidado de olhar se o pão está bem assado e dourado.
marco antonio severo de castro
por   marco antonio severo de castro
Categorias:Paes

Pão Italiano com Alta Hidratação