Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Empanadas

sem lactose·sem glúten·
Preparo: 2h7

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Empanadas de Carne

Empanadas de Carne

Cristina cardoso

Empanadas da Argentina

Empanadas da Argentina

maria luisa silva moreira

Empanadas de Carne

Empanadas de Carne

Ana Jacqueline Bastos

Empanadas de carne

Empanadas de carne

jerusa fagundes

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Numa tigela, misture a farinha, a manteiga e o sal, com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Faça uma depressão no centro e acrescente a água. Misture ainda com os dedos até formar uma massa. Amasse sobre uma superfície até obter uma massa lisa. Embrulhe-a com papel alumínio ou filme plástico e deixe descansar por 10 minutos.
  2. 2.
    Abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo numa espessura fina. Deixe secar por uns 10 minutos. Recorte círculos de 14cm de diâmetro.
  3. 3.
    Faça o recheio: numa panela, frite a cebola na manteiga em fogo baixo até ficar bem macia e começar a dourar. Mexa de vez em quando.
  4. 4.
    Junte a carne, o cominho, sal, pimenta-do-reino e a dedo-de-moça. Cozinhe misturando até a carne ficar bem solta. Acrescente as cebolinhas e o orégano e cozinhe até a carne ficar macia.
  5. 5.
    Junte a farinha e misture. Acrescente a água e mexa até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. No momento de rechear as empanadas, coloque primeiro a carne, depois um pouco de ovos picados, 1 azeitona e 4 passas em cada uma.
  6. 6.
    Coloque cerca de 1 _ colher (sopa) de recheio na metade do círculo. Molhe as beiradas com água e dobre o círculo da massa ao meio, como um pastel. Curve as extremidades delicadamente para formar uma meia-lua.
  7. 7.
    Dobre a ponta de uma extremidade para cima, formando um ângulo de 45°. Dobre um outro pedacinho da beirada sobre a primeira dobra. Continue repetindo as dobras, apertando bem para criar uma ÒcordaÓ ao longo do arco da empanada.
  8. 8.
    Pincele com a gema. Leve para assar em forno quente (250°C), preaquecido, por 15 minutos ou até dourar. Dá 16 empanadas.
  9. 9.
    201 calorias cada unidade
  10. 10.
    Receita de Helvia Meyer
João Sena
por   João Sena

Empanadas