Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Arroz

sem lactose·sem glúten·vegana

Porções

8

Peso

178,88 g*

Preparo

0h40

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Meça o arroz e escolha-o
  2. 2.
    Em seguida, coloque o arroz numa bacia ou num lava-arroz e lave o arroz várias vezes, escorrendo-o e colocando mais água, esfregando-o, com as mãos, até que a água saia transparente, sem resquícios do amido do arroz (é o que deixa a água leitosa). Deixe secar, antes de prepará-lo.
  3. 3.
    Leve uma panela ao fogo e deixe-a aquecer. Junte o óleo. Despeje a cebola e o alho. Deixe fritarem até que a cebola esteja transparentes.
  4. 4.
    Junte o arroz ao refogado e refogue-o, até que esteja seco - vai sentir, pois os grãos se soltam e, ao mexer, percebe isso, até mesmo pelo som que faz o arroz ao ser mexido na panela.
  5. 5.
    Junte a água fervente (4 xícaras). Deixe levantar fervura novamente e coloque sal.
  6. 6.
    Tampe a panela, mas não totalmente, pois a água vai transbordar e sujar o fogão. Deixe uma abertura de um dos lados, como vê na foto.
  7. 7.
    Algumas panelas dispõe de um dispositivo na tampa, como estas que vêem, que permite a saída do vapor e você, nesse caso, pode fechar a tampa sem medo.
  8. 8.
    Deixe ferver até que seque. Quando o arroz está seco, faz alguns furinhos na superfície.
  9. 9.
    Em todo caso, com um garfo, puxe os grãos de um lado para ver se a água do fundo secou mesmo.
  10. 10.
    Tampe a panela e deixe descansar por uns 10 minutos com a tampa fechada, antes de servir.
Daiane Catarin
por   Daiane Catarin