Início

Receitas

Carnes

Fígado de Vilela Com Polenta Frita e Vinagrete de Figo

Fígado de Vilela Com Polenta Frita e Vinagrete de Figo

diet

0

Tempo de preparo

1h23

Porção

8 porções

Cifrão

Valor por porção

R$2,97

Informação nutricional

Valor nutricional

389,86 kcal

angelo muniz

Receita enviada por angelo muniz

Em 15/05/2009

Ingredientes

Fígado e Molho

Como Fazer

  • 1. Primeiro, prepare a polenta. Coloque o leite, a água, o óleo de oliva, o tomilho e 1 colher (chá) de sal em uma panela grande e ponha para ferver. Acrescente a farinha de milho e vá mexendo ativamente com uma colher de cabo longo, sempre na mesma direção, para evitar a formação de caroços.

  • 2. A mistura engrossará bem rapidamente e começará a crepitar. Continue mexendo. Cozinhe por 15-20 minutos em fogo baixo, mexendo com freqüência.

  • 3. Retire a polenta do fogo e misture com a manteiga e o queijo parmesão. A seguir, transfira-a para uma travessa rasa, espalhando-a de modo que fique com uma altura de 1,5 cm.

  • 4. Deixe esfriar e firmar, por cerca de 1 hora, depois corte-a em cunhas. Separe 2-3 cunhas por prato.

Fígado e Molho

  • 1. Para fazer o molho, abra dois figos e raspe a polpa, despejando-a em uma tigela. Esmague-a com um garfo e, a seguir, misture aos poucos o vinagre, sal, pimenta e azeite. Reserve.

  • 2. Apare o fígado, retirando quaisquer membranas que encontrar, depois corte-o em 4 porções iguais. Corte os 4 figos restantes ao meio e ao comprido.

  • 3. Polvilhe cada cunha de polenta com farinha temperada. Aqueça uma frigideira grande com óleo de oliva em uma profundidade de 5 mm. Quando estiver quente, frite cada lado da polenta por cerca de 2 minutos, ou até que fique dourada. Remova e escorra em papel toalha. Mantenha a polenta frita aquecida. Seque a frigideira.

  • 4. Aqueça 3 colheres (sopa) de óleo de oliva com a manteiga na frigideira. Polvilhe o fígado com farinha temperada, depois coloque-o na frigideira quente. Frite cada lado por 2-3 minutos, ou até que esteja dourado por fora, mas rosado por dentro. Para checar se já está pronto, pressione a superfície com a ponta dos dedos: se estiver ligeiramente elástico, é porque está pronto. Se estiver muito mole, está pouco cozido. Deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

  • 5. Ao mesmo tempo, cozinhe as metades dos figos. Frite-os com o lado cortado voltado para baixo, em uma panela levemente untada com óleo (ou frite-os ao lado do fígado se houver espaço) por cerca de 2 minutos sem virar.

  • 6. Acomode o fígado em pratos aquecidos e salpique com um pouco de vinagre balsâmico. Arrume as cunhas de polenta frita ao lado e finalize com os figos quentes. Despeje o molho de figo dentro da frigideira, mexendo para combiná-lo com os sucos da carne. Regue esse molho ao redor do fígado e sirva.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Categorias Relacionadas
Recomendamos pra você
Comentários
KRISTHYNA Regis

KRISTHYNA Regis

04/06/2022

Qual o tempero que fazem na farinha de trigo?