CyberCook
Minhas Recompensas Carrefour

Fondue de Queijo

vegetariana
diet
sem glúten
(14) Avaliar receita

Preparo

20 min

Calorias*

623,39kcal

Porções

2

Por porção

R$9,90

Receita clássica de fondue de queijo indicada pela cozinheira Cristina Hafeli, do restaurante Florina.

Ingredientes

Dicas do CyberCook

icone panela

Como Fazer

  • 1.Amasse ligeiramente o dente de alho, espete-o no garfo e esfregue-o na parte interna da panela de fondue, pré-aquecida.

  • 2.Junte o leite e espere ferver.

  • 3.Adicione aos poucos os queijos, em chama branda e vá mexendo sem parar, com uma colher, sempre no mesmo sentido.

  • 4.Dilua o amido de milho em um pouco de água, passe para a panela.

  • 5.Tempere com a pimenta, a noz-moscada e deixe ferver mais um pouco, mexendo sempre, até obter um creme espesso e uniforme.

  • 6.Coloque a panela sobre o réchaud e sirva com pão, salsicha ou vegetais cozidos.

icone panela

Dicas do CyberCook

  • 1.Você deve prestar muita atenção enquanto estiver servindo o fondue de queijo na temperatura da panela, o fogo tem que ser controlado para que o creme não seque muito rápido e o suficiente para mantê-lo cremoso.

  • 2.Caso os comensais parem de usufruir do fondue, tire do fogo e, se for voltar, aqueça novamente com um pouquinho de vinho branco o suficiente para voltar a cremosidade inicial.

  • 3.O processo do alho na panela é fundamental para dar sabor ao fondue com os óleos essenciais presentes no alho.

  • 4.Caso sobre fondue de queijo, uma boa ideia é guardar e colocar em um creme de mandioquinha ou de cebola. Vai ficar uma delícia.

Avalie esta receita

Recomendamos pra você

COMENTÁRIOS

Carmen Lia Atticiati

13/01/2021

Esta receita não combina com os comentários.

CyberCook

13/01/2021

Oi Carmen! Nos conte o que achou dessa receita, deu tudo certo no preparo do fondue? Compartilhe a foto conosco :) Abraços.

Eliane Cecconi

30/03/2020

Nota mil

CyberCook

30/03/2020

Olá Elaine! Que bom! Uma ótima pedida para este outono com carinha de inverno :) Abraços.

CyberCook

30/03/2020

Olá Elaine! Que bom! Uma ótima pedida para este outono com carinha de inverno :) Abraços.

CyberCook

30/03/2020

Olá Elaine! Que bom! Uma ótima pedida para este outono com carinha de inverno :) Abraços.

Daniela

17/08/2014

Ficou uma porcaria !!! não sei o que fiz de errado, mas usei os queijos da receita e eles não derreteram direito, ficou um puxa puxa no fundo e uma agua em cima, simplificando não deu pra comer

Silvia S. Novaes

17/07/2014

Depois de anos refiz essa receita hoje. Fica perfeito e muito saboroso, basta ter atenção com os detalhes como acrescentar o queijo aos poucos e no fogo baixo. Ahh, hj substitui o kirsh por conhaque, deu certo tb.

Eduardo

25/07/2013

Receita ótima! O gosto do quiejo ficou excelente, no entanto, quando saiu do fogão, o queijo endureceu... Alguém saberia o motivo? Muito obrigado !

CyberCook

25/07/2013

Eduardo, boa tarde! Talvez fosse necessário adicionar um pouco a mais de líquidos, e vale ressaltar que a panela deve ficar no fogareiro para que o queijo não esfrie e endureça. Abraços, Equipe CyberCook

Larissa

04/07/2013

Olá...fiz a receita hoje pra uns amigos e o sabor ficou muito bom, pena que a consistência dele ficou estranha...na hora em que estava quente a consistência grossa do queijo ficou mais no fundo da panela e aquoso em cima...não sei se deveria ter esquentado e mexido mais, embora já estava quase grudando quando tiramos..ah, tive que substituir o kirsh por conhaque. Mesmo assim, o sabor ficou bom e usamos no espeto batatinhas cozidas e depois assada no forno com azeite e orégano !!! :)

anne

29/05/2013

delicia

Diva

09/05/2013

Tipo Assim, soh nome complicado, toligada q emmenthal e gruyère(copiei e colei) são queijos, mas não pode trocar por outro tipo e a dose de q msm??? como será que se fala kirsch???

CyberCook

09/05/2013

Diva, boa tarde! Esses dois tipos de queijos são os mais apropriados para fazer o fondue, por conta do seu derretimento, proporcionando uma consistência melhor; hoje em dia existem misturas para fondue já prontas, comercializadas em grandes supermercados, que facilitam bastante na hora do preparo. O kirsch é uma bebida destilada alemã, feita a partir do suco fermentado de cerejas pretas. Abraços, Equipe CyberCook

berenice vieira feijo

30/06/2012

Com esse friusinho do sul cai bem!!!

Marco Antônio Pereira

26/09/2010

Muito bommmm.. Adoro fondue.. vc tb pode colocar alguns cubinhos de goiabada na mesa, assim quem quiser pode experimentar um "Romeu e Julieta". Excelente receita.

Silvia S. Novaes

28/08/2014

Interessante essa dica da goiabada, ainda mais que sou mineira uai! Vou experimentar. Obrigada!