15 receitas doces e salgadas para fazer usando tapioca

Publicada em: 17/07/2019 17:12

Se a mandioca é um dos ingredientes mais importantes e comuns no Brasil, então a tapioca é a sequência que deu certo e todo mundo adora! E se você lê tapioca e acha que é comida fit, low-carb ou o que for, não se prenda a ondas e modas, esse é o seu próximo ingrediente para receitas deliciosas, que vão de lanches e salgados a doces variados!

Também conhecida como goma, a tapioca é protagonista de diversas receitas doces e salgadas há muito tempo por aqui. Os índios já consumiam as mais diversas variedades de ingredientes criados a partir da mandioca e a tapioca foi um passo óbvio, inclusive para os colonizadores. 

Para você ir além nas suas comidas e conhecer todas as caras da goma de mandioca, separamos 15 receitas com tapioca para você testar. Vamos lá?

Nessa matéria você encontra as seguintes receitas

  • Pudim de tapioca
  • Bolo de tapioca
  • Manjar de tapioca com coco
  • Brownie de tapioca
  • Cuscuz de tapioca
  • Curau de tapioca
  • Bolo de tapioca fit
  • Bolinho de tapioca
  • Empadinha de tapioca com frango
  • Pão de queijo de tapioca
  • Pizza crepioca de frigideira
  • Dadinho de tapioca com geléia de pimenta
  • Suflê de tapioca
  • Panqueca de tapioca com frango
  • Como fazer tapioca

Doces para fazer com tapioca

Pudim de tapioca

Pudim de tapioca

Esse pudim não é tão lisinho, nem quer ser! Com a combinação deliciosa de tapioca e coco, essa receita aqui não tem como dar errado. Na hora de desenformar, espere até que o pudim esteja frio para que não corra o risco de quebrar. O resultado é delicioso!

Veja a receita

Bolo de tapioca

Um dos grandes pontos de se usar tapioca é diminuir o consumo de farinha de trigo, o que pode ser muito bom para algumas dietas. O mais importante é que esse bolo é tão gostoso quanto um feito inteiro com farinha, então se quer inovar com um ingrediente bem brasileir, essa é sua chance!

Veja a receita

Manjar de tapioca com coco

Manjar de tapioca com coco

Com apenas 5 ingredientes você faz essa receita deliciosa, simples e muito bonita, para aproveitar sozinho ou colocar na mesa de um belo almoço em família. Com a tapioca, fica mais rápido e fácil de fazer o manjar, além de muito mais gostoso com o coco!

Veja a receita

Brownie de tapioca

Brownie de tapioca

Outra grande característica da tapioca é o fato de não ter glúten. Então para celíacos ou quem só quer experimentar algo diferente, essa receita é “a” opção! Os ingredientes que dão corpo à massa são a goma fresca de tapioca e a farinha de arroz.

Veja a receita

Cuscuz de tapioca

Cuscuz de tapioca

Essa receita é muito rápida: o tempo de 40 minutos é só porque você deixa a mistura descansando por meia hora antes de levar à cuscuzeira. Sirva este delicioso cuscuz quando já estiver frio e veja como é simples ter um doce delicioso!

Veja a receita

Curau de tapioca

Curau de tapioca

Época de festa junina ou não, essa delícia super cremosa deveria estar no seu cardápio. Essa receita rende 12 porções e custa um pouco mais de R$20,00. Ótima opção para você fazer e vender, hein? Aposte na ideia.

Veja a receita

Bolo de tapioca fit

Bolo de tapioca fit

Deu para perceber que tapioca com coco é imbatível, né? A combinação funciona muito bem para bolos também, até mesmo com essa versão sem glúten e sem lactose da delícia.

Veja a receita

Bolinho de tapioca

Bolinho de tapioca

O famoso bolinho de estudante é super simples: misture todos os ingredientes, deixe a massa descansar por alguns minutos, molde os bolinhos e frite-os. Rápido e prático! Pode ser feito na airfryer ou no óleo, mas quanto mais saudável, melhor!

Veja a receita

Receitas salgadas para fazer com tapioca

Empadinha de tapioca com frango

Empadinha de tapioca com frango

A massa de tapioca dessa empadinha é feita usando apenas ovos, goma fresca de tapioca, sal, pimenta e fermento. E se você não estiver afim desse recheio clássico, pode inventar à vontade!

Veja a receita

Pão de queijo de tapioca

Pão de queijo de tapioca

Receita brasileira pede ingrediente brasileiro! Nada melhor do que um pão de queijo com café a tarde, né? Faça essa receita com clara em neve, parmesão ralado, tapioca granulada e sal. Que delícia!

Veja a receita

Pizza crepioca de frigideira

Pizza crepioca de frigideira

No fim da matéria a gente te ensina a fazer a tapioca na frigideira. É tão fácil que pode muito bem virar uma pizza! Aproveite essa massinha para fazer pizzas leves de diversos recheios.

Veja a receita

Dadinho de tapioca com queijo coalho

Dadinho de tapioca com queijo coalho

A receita mais famosa de tapioca! O dadinho virou febre na maior parte dos bares por ser um petisco fácil de fazer e deliciosamente “queijudo”. Faça uma deliciosa geleia de pimenta para acompanhar esse petisco e veja porque é tão famoso hoje em dia!

Veja a receita

Suflê de tapioca

Suflê de tapioca

Para uma receita mais rebuscada (que mostra mais uma vez a versatilidade da goma da mandioca) a sugestão é esse suflê de tapioca levíssimo! Fique ligado nas dicas da receita para não deixar o suflê murchar.

Veja a receita

Panqueca de tapioca com frango

Panqueca de tapioca com frango

Com um ingrediente simples como a tapioca, não poderia faltar um prato do dia a dia para o seu almoço. A panqueca de frango fica ainda mais leve e sem glúten com a goma da mandioca, se tornando uma belíssima opção para dar um “up” no seu almoço!

Veja a receita

Como fazer tapioca?

Tapioca

A receita de tapioca abaixo é para quem não tem acesso à tapioca hidratada, ou seja, aquela que já vem pronta para ser colocada na frigideira. Uma vez feita a massa de tapioca, coloque o recheio que quiser. É muito fácil (de verdade) e só pela praticidade já vale entrar nas suas receitas!

Ingredientes

  • 1 kg de polvilho azedo
  • 1 litro de água
Como Fazer
  1. Misture numa vasilha o polvilho com a água mexa até dissolver bem.
  2. Deixe reservado por 3 horas, retire e coloque essa massa em cima de um pano e espere mais 3 horas para secar.
  3. A seguir, passe toda essa massa pela peneira.
  4. A farinha da tapioca está pronta.

Se tiver a farinha de tapioca pronta, siga daqui:

  1. Pegue uma frigideira antiaderente acrescente 1 copo de tapioca, espalhe com uma colher e deixe fritar.
  2. Quando ela estiver soltando da frigideira estará no ponto certo.
  3. Coloque o recheio, dobre ao meio e sirva.

Dica CyberCook

  • Preparar a goma de tapioca caseira é uma forma de conhecer bem os alimentos e ter consciência do que você está ingerindo no seu dia a dia.
  • Você pode rechear sua tapioca com queijo branco e tomate, requeijão e peito de frango ou ovos mexidos.
  • Dê preferência para ingredientes orgânicos e de origem conhecida.

Compre aqui a sua tapioca e receba em casa Comprar os ingredientes.

Gostou de saber como fazer tapioca e conhecer novas receitas para fazer usando a goma? Teste-as na sua casa e compartilhe a matéria com seus amigos!

Veja mais matérias com ingredientes saudáveis:

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: