Início

Receitas

Doces

Trufa Sedutora

Trufa Sedutora

vegetariana

0

Tempo de preparo

4h24

Porção

60 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,99

Informação nutricional

Valor nutricional

100,48 kcal

Lílian Pereira de França

Receita enviada por Lílian Pereira de França

Em 01/10/2010

Ingredientes

Cobertura

Como Fazer

  • 1. Prepare os chocolates: Com uma faca afiada raspe sobre uma tábua os chocolates até virarem lascas finas. Coloque todo o chocolate picado para o recheio numa tigela e divida o chocolate para cobertura em 3 partes. Coloque duas partes em outra tigela e reserve o restante.DICA: A faca e a tábua devem estar completamente secas. Respingos de água podem vir a comprometer a qualidade do chocolate.

  • 2. Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos.

  • 3. Prepare uma base: Forre duas assadeiras ou tábuas de corte com papel manteiga ou papel alumínio para preparar os cristais de caramelo e também para colocar as trufas para secar.

  • 4. Prepare as castanhas: Coloque todas as castanhas de cajú sobre um pano de prato limpo e feche as pontas, torcendo para prendê-las juntinhas. Sobre uma tábua e com um martelo de carne, bata para quebrá-las até ficar pequeninho. Reserve.

  • 5. Prepare a manteiga: Numa pequena panela ou no microondas derreta toda a manteiga até ficar líquida. Deixe esfriar e junte o licor de cacau e o mel e misture bem para que fique uniforme. Reserve.

Cobertura

  • 1. Prepare o recheio: Aqueça o creme de leite até começar a borbulhar um pouco nos cantos, sem deixar que ferva. Vire-o sobre o chocolate meio amargo raspado e deixe por uns 5 minutos. O calor do creme derreterá o chocolate. Depois com um batedor de claras, mas sem bater para não formar bolhas de ar, misture o creme e o chocolate a partir do centro até que tudo esteja misturado e uniforme.

  • 2. Depois junte a manteiga misturada ao licor e ao mel e mexa mais um pouco para voltar a ficar uma mistura bem homogênia. Por último acrescente a castanha de cajú moída e mexa para distribuí-las uniformente. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por +/- 1 hora para que fique firme e depois, com uma colher, retire pequenas porções e enrole bolinhas com as mãos. Coloque-as sobre uma superfície forrada com papel manteiga ou alumínio e volte com elas para a geladeira por mais meia hora, antes de colocar a cobertura, pois o calor natural das mãos amolece um pouco o recheio.

  • 3. DICA: Se tiver uma tigela de inox será melhor para preparar o recheio.

  • 4. Derreta o chocolate para cobertura: Pode-se derreter chocolates em banho-maria ou no microondas. Em banho-maria: Para usar esse processo, será necessário aquecer água em uma panela que caiba a tigela com o chocolate picado dentro. Não deixe a água ferver, ela deverá apenas estar bem quente. Coloque sobre a água quente a tigela e aguarde até o chocolate começar a derreter. Então mexa com uma colher para ajudar no processo. Novamente tome cuidado para não respingar água no chocolate. Uma vez derretido, junte o chocolate picado que estava separado. Isso irá resfriar um pouco o chocolate dando-lhe maior brilho e resistência ao calor quando as trufas estiverem prontas. Mexa novamente até derreter tudo completamente.No microondas: Para derreter o chocolate no microonda, use sempre a potência média. Para derretê-lo, coloque-o no microondas por 1:30 minuto. Retire na metade do tempo e mexa para que o chocolate derrreta por igual. Volte ao microondas e ao final mexa novamente até derreter tudo e ficar homogênio. Junte o chocolate separado e continue mexendo para que derreta também. Da mesma forma, que no banho-maria, esta etapa servirá para melhorar a qualidade do chocolate.Prepare as trufas: Com a ajuda de um garfo comum ou de garfos especiais para cobrir bombons, mergulhe as trufas no chocolate ao leite derretido. Com cuidado, coloque-as sobre uma assadeira ou tábua forrada com papel alumínio e leve à geladeira por uns 5 minutos para secar. Se quiser uma casquinha mais grossa, repita a mesma operação outra vez e volte à geladeira por mais 5 minutos. Depois retire e deixe-as secar por algumas horas em local fresco e arejado, longe do calor e do sol. Arrume as trufas em forminhas de papel e guarde na geladeira. Retire +/- meia hora antes de servir. Sirva em temperatura ambiente. DICA:Use luvas para trabalhar com as trufas, assim evita deixar marcas na superfície, pois podem derreter ligeiramente com o calor das mãos.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Categorias Relacionadas
Recomendamos pra você
Comentários