Queijo Meia Cura

vegetariana
diet
sem glúten

0

Tempo de preparo

49h56

Porção

20 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,92

Informação nutricional

Valor nutricional

151,17 kcal

CyberCook

Receita enviada por CyberCook

Em 29/12/2000

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Pasteurize o leite. Submeter o leite pasteurizado a temperatura de 32º a 35º. Faça o controle com o termômetro de álcool e coloque a vasilha com leite em uma outra com gelo.

  • 2. Adicione o iogurte ao leite, misturando muito bem. Dissolva o coalho (na dosagem do fabricante) correspondente em 1/2 copo de água morna e misturar suavemente ao leite. Manter o recipiente do leite coberto, até que ocorra a efetiva coagulação que será, dependendo da temperatura externa, em 45 minutos. Corte a coalhada com uma faca inox, deixando-a em pedacinhos de mais ou menos 2cm. Deixe a massa cortada em descanso por uns 10 minutos. Adicione o sal. Misture a massa cortada, com uma colher de madeira, suavemente.

  • 3. Após o dessoramento, aqueça a massa junto com o soro até atingir 40º graus Celsius, em constante agitação por 20 minutos. Após este tempo espere a massa assentar no fundo e retire todo o soro.

  • 4. Em seguida, enforme esta massa sempre pressionando para eliminar o soro existente e realize a viragem da massa várias vezes por dia.

  • 5. Depois de enformado e prensado, deixe o queijo por mais 24 horas em temperatura ambiente em local fresco e ventilado. Após 24 horas desenformá-la e deixe em prateleira bem limpa e protegido contra moscas e poeiras, devendo ser lavado a cada dois dias, enxugue e vire novamente. Esta operação deve ser feita durante uma semana. É bom após este período untar o queijo com um bom azeite de oliva.

  • 6. Já está pronto para o consumo.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários
luiz

luiz

22/04/2012

muito bom

maria da gloria povoa marques da silva

Acho que tinha que ser feito passo a passo em video essa receita. Mas as fotos e o sabor são incríveis !