Enviar fotos
Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.
Ingredientes (5)
Como Fazer
-
1.
Na verdade esta receita usa tão pouco óleo que é exagerado chamá-la de fritura. É quase grelhar na frigideira de teflon. Fogo alto no fogão e frigideira de teflon bem limpa, para que os filés de peixe não grudem. Aquece-se bem a frigideira e então despeja-se nela uma pequeníssima quantidade de óleo, apenas o suficiente para untar o fundo da panela. Depois espalha-se pelo fundo da frigideira pequenos cubinhos de gengibre fresco e alho. Imediatamente colocar os filés ( máximo dois por vez ) cobrindo o gengibre e o alho. Não mexer. Quando o peixe começar a “suar “ pela parte superior, virar os filés e só então acrescentar sal a gosto. Um pouco antes de servir, flambe os filés com pinga. ( para flambar, jogue um pouco de pinga por cima dos filés e tombe um pouco a frigideira para que o fogo acenda a aguardente. Cuidado com o cabelo e com os filtros dos exaustores de ar. Outro dia fui servir um peixe sem peceber que o fogo havia derretido o filtro de plástico. Ficou uma droga.
-
2.
O gengibre e o alho fritinhos ficam grudados num dos lados do filé, o que torna esse prato muito bonito de servir. Os pinguinhos de plástico preto do filtro queimado também ficaram lindos, mas foram devidamente cuspidos pelos convidados, que depois vomitaram por meia-hora e então me processaram.
-
3.
Os melhores peixes para essa receita são o cação ( caçonete, pequeno, em postas) , a pescada e o robalo.
-
4.
Para limpar o cação ( fotos) basta cortar a parte superior do peixe, incluindo a barbatana, fazer um corte semelhante na parte inferior e então “fazer um escalpo”arrancando toda a pele lateral do peixe. Depois basta cortar em postas de 1 cm de espessura.
-
5.
Eu não gosto de temperar os filés de peixe com antecedência. Prefiro salgar quase na hora de servir. A única exceção é a carne do cação, que pode ficar melhor sob a ação do limão, espremido sobre ela umas duas horas antes de cozinhar.
Por: João Sena
Comentários (0)