Início

Receitas

Bolos com recheio ou cobertura

Massa básica para pão de ló

Massa básica para pão de ló

vegetariana
sem lactose

0

Tempo de preparo

1h35

Porção

12 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,24

Informação nutricional

Valor nutricional

148,67 kcal

Cristiane Gomes

Receita enviada por Cristiane Gomes

Em 25/08/2007

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Há dois métodos básicos de preparo do pão-de-ló:

  • 2. Método morno:

  • 3. Nesta forma de preparo, os ovos e o açúcar são misturados em uma tigela de aço e levados ao banho-maria, mexendo sempre, até que a temperatura atinja 43°C e todo o açúcar seja dissolvido. Logo em seguida, deve-se bater em velocidade alta por 5 minutos, ou até conseguir o máximo de volume. Finalize, incorporando a farinha de trigo.

  • 4. Método frio:

  • 5. Ao contrário do método morno, os ovos e o açúcar são batidos em temperatura ambiente, em velocidade alta por 8 a 10 minutos, ou até o ponto de fita e, só então, a farinha é incorporada. A diferença principal é que como o açúcar não foi aquecido, alguns grãos ainda estão presentes na massa e serão dissolvidos no forno, liberando, assim, vapor e criando uma textura de buracos maiores. Essa textura é interessante quando o pão-de-ló vai ser utilizado na montagem de um bolo com calda, pois os buracos maiores absorvem mais calda, deixando-o mais úmido.

  • 6. Para qualquer um dos métodos, deve-se utilizar assadeiras untadas e enfarinhadas (foto 3), ou deve-se fazer uma pasta com 600 g de manteiga e 300 g de farinha. No caso de bolo de chocolate, em vez de farinha, polvilhe a assadeira com cacau em pó, isso faz com que o bolo fique mais escuro.

  • 7. Uma receita de 200 g de ovos é suficiente para um aro de 20 cm de diâmetro, e deve ser assado em um forno a 200°C, até que fique firme no centro. Quanto maior o aro, ou fôrma, menor deve ser a temperatura do forno. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 2 minutos. Desenforme imediatamente. Se o bolo ficar na assadeira, uma condensação vai se formar, amolecendo a crosta e fazendo com que ele grude no aro.

  • 8. Esta preparação (pão-de-ló) serve para a montagem de bolos recheados com creme, em que o pão-de-ló será fatiado e dividido em três lâminas, que serão intercaladas com doce de leite, creme de confeiteiro, etc, além de servir como fatia de base para bolos musse.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Dicas

Categorias Relacionadas
Recomendamos pra você
Comentários
cibele cardeal

cibele cardeal

26/01/2016

A receita ficou ótima, aprovado!