Início

Receitas

Doces

Doce de Queijo de Araxá

Doce de Queijo de Araxá

vegetariana
sem glúten

0

Tempo de preparo

1h55

Porção

35 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,85

Informação nutricional

Valor nutricional

128,27 kcal

eugenia victal berbert

Receita enviada por eugenia victal berbert

Em 14/03/2001

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Faça uma calda com a água e o açucar.Deixe ferver junto até encorpar. Não deixe ficar muito grosso, para não açucarar o doce.

  • 2. Junte os ovos e o queijo até obter uma massa homogênea e dar ponto de enrola r(se precisar, junte um pouco mais de queijo ou menos um ovo).

  • 3. Faça bolinhas de mais ou menos 3-4 cm de diâmetro (se fizer grandes, elas demoram demais a cozinhar).

  • 4. Coloque uma a uma na calda de açucar fervendo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudarem. Como elas incham enquanto cozinham (depois murcham), então escolha uma panela grande, para não derramar.

  • 5. Após 30 minutos, verifique se estão cozidas e deixe esfriar.

  • 6. Sirva frio ou gelado. Guarde em compotas de vidro.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários
Jesuina

Jesuina

14/05/2013

esse doce é uma delícia,eu não sabia a receita, agora com certeza eu vou fazer.

Larissa

Larissa

30/03/2013

Esse doce é mesmo MA-RA-VI-LHO-SO!!!!!! Sempre que ia pra Goiás com minha família comprávamos esse doce sem ser em calda, eram as bolinhas sequinhas dentro de um saquinho. Ficavam sequinhas por fora e molhadinhas por dentro. Procurei a receita pq da última vez que fomos achei super caro o pacotinho! Ok, tentei fazer... Só que com apenas dois ovos (acho legal tirar a pelinha da gema pra não dar gosto de ovo!). Na primeira vez os docinhos iam desmanchando na calda de açúcar e ficando no formato de bolachinhas, então tirei, coloquei farinha de trigo na massa que havia sobrado e o resto deu certo, mas, n ficaram mto gostosos pq a farinha de trigo deixou gosto. Pesquisei outras receitas que tinham amido talvez seja mais indicado. Na segunda vez que fiz coloquei apenas um ovo, foi a vez que eu me saí melhor, mas, mesmo assim algumas bolinhas desmancharam e achei que ficaram meio duras! Cozinhei demais! (40 min) Na terceira vez, com um avo apenas para 1/2kg de queijo, como na segunda, esperei a calda ficar mais grossa pq imaginei que com a calda mais consistente as bolinhas não desmanchariam! Senti-me uma adolescente na cozinha! Um desastre total! Já havia enrolado todas e quando coloquei na panela sobreviveram apenas quatro!!! O resto ficou uma massa estranha de queijo! Esse doce é mto difícil de fazer! Gostaria de mais dicas a respeito da massa, da calda, do cozimento e de como fazer pra ele ficar docinho, mas, sem calda! Acho que é um dos meus doces preferidos! Não consigo prar de comer, minha filha tbm amou! Mas, o tanto que é gostoso é difícil! Não darei cinco estrelas pela dificuldade e não pelo sabor!

Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

21/10/2014

Ola Larissa, Hoje estava procurando uma receita para o famoso doce de queijo e me deparei com o seu comentario. Achei muito interessante a persistencia em achar o ponto ideal. Então baseado nos seus relatos fiz o meu doce e por sinal sairam otimos e vou tentar colocar uns pontos que achei importantes para obter esse resultado. 1. O ponto da massa foi uma massa com uma boa liga mas não mole. 4 xicaras de queijo e quatro ovos medios, sem fermento e sem farinha de trigo. A xicara que usei para medida foi propria para medidas de culinaria de 275 ml. 2. Para a calda, usei outra medida que havia visto em outras receitas, 1 litro de agua e 3 xicaras de açucar, pois apenas 750ml ficava muito grossa a calda até o cozimento. 3. O tamanho das bolinhas tambem foram de suma importancia, pois devem ser bem pequenas para que haja um cozimento rapido e uniforme, pois senão como voce comentou cozinha demais e ficam duras. Vou pesquisar um pouco e em outra oportunidade vou tentar fazer pra ficar sem calda, como voce comprava no saquinho, como as famosas ameixas que comia quando era criança. Um grande abraço e até breve.

Bruno Garcia

Bruno Garcia

17/01/2013

Eu estou fazendo esse doce aqui em casa e ele é uma delícia! Minha mãe fazia esse doce para mim quando eu tinha uns 10 anos, mas ela perdeu a receita e nunca mais conseguiu fazer, mas felizmente eu achei. Eu só tenho um pergunta: como eu faço para conserv

jacqueline

jacqueline

07/03/2012

Fiquei muito feliz em encontrar esta receita. Já procurava há algum tempo. Minha mãe fazia quando éramos crianças - agora vou fazer para os meus filhos e meu marido (ele ama esse doce) Depois falo como foi ..

josiane

josiane

21/05/2011

Adorei encontrar essa receita. Comi muito em festa de casamento, no m.s;pocurei essa receita p passar p uma doceira aqui na minha cidade. obrigadoooooooooo.

Raimunda

Raimunda

14/08/2010

Há tempos procurava esta receita, minha mãe fazia quando a gente era criança, e adorei encontrar novamente esta receita. obrigadoooooooooo.

Maristela

Maristela

11/01/2010

Minha querida mamãe, que já foi morar com o Senhor na glória, fazia esse doce maravilhosoooooooooooooo, mas sempre usava uma peça inteira de queijo meia cura provava antes pra verificar se era pouco salgado, ralava e pela consistência sabia se colocava 02 ou mais ovos. Ficava divino, eu e minha irmã comíamos mesmo quente... apesar das recomendações dela "cuidado meninas vcs vão ter um piriri" kkkk Mas quente ou frio é uma delíciaaaaaaaaaa!!!!!

juscelia costa

juscelia costa

19/01/2009

Obrigada por enviar essa receita. Tinha um tempão que estava procurando... Minha família adora esse doce e eu idem, claro!!!

Sandra Santos

Sandra Santos

27/11/2008

Como sou mineira, não fujo da regra, adoro queijo e, essa receita deve ficar ótima!