*Todos os filtros são opcionais

Calorias por porção:

defina a caloria

1 Kcal

Valor da receita:

defina o preço

R$1

para ter acesso à busca detalhada
Restam
2 vezes

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Cuscuz Paulista de Panela

lactose glúten vegano

Ingredientes

Aproveite os ingredientes que sobraram (:

Como Fazer

  1. 1.
    Aqueça bem o azeite numa panelinha.
  2. 2.
    Enquanto isso, coloque as farinhas de milho e de mandioca e 1 colher (sopa) de sal numa tigela grande, misture bem e esfarele com a ponta dos dedos até conseguir um pó fino.
  3. 3.
    Faça uma cavidade no centro da mistura de farinhas e nela coloque metade da cebola, do alho, da salsinha e da cebolinha.
  4. 4.
    Quando o azeite estiver quase fervendo, retire do fogo, despeje sobre os temperos e misture até deixar toda a farinha bem umedecida, reserve.
  5. 5.
    Regue o fundo de uma panela grande com um fio de azeite e nele doure a cebola restante, então junte o alho, espere perfumar e adicione o camarão (ou o frango).
  6. 6.
    Misture bem, espere o camarão mudar de cor, junte o palmito, a ervilha, o molho de tomates, a água ou o caldo e acerte o sal.
  7. 7.
    Assim que ferver, acrescente a farinha e, sempre mexendo, mantenha no fogo até engrossar, soltar da panela e sentir que a farinha se incorporou totalmente ao molho.
  8. 8.
    Para montar o cuscuz, unte com óleo o fundo e as laterais de uma fôrma grande para pudim ou 36 forminhas para bombocado, decore com cubinhos de pimentão (ou com o que quiser).
  9. 9.
    Preencha a cavidade com a massa do cuscuz, pressionando delicadamente com as mãos para firmar, sem desmanchar a decoração e sem socar demais.
  10. 10.
    Para desenformar, solte a borda com ajuda de uma faca e dê umas batidinhas na fôrma.
  11. 11.
    Sirva quente ou frio (se for o caso, aqueça rapidamente no forno para não ressecar ou em banho-maria).
  12. 12.
    Opções para Decorar
  13. 13.
    Tomate, ovo cozido, azeitona em lascas, cubinhos de pimentão, banana, sardinha em conserva, folhas de salsinha.

Sua avaliação:

Andressa Weindler
por Andressa Weindler
porções 28 porções

Comentários (0)

FrangoTortas salgadasFesta JuninaCamarãoReceitas de cuscuzAzeiteLanchesReceitas com caldoCaldo de galinhaAlhoAzeitonaAzeitona verdeErvilhaFarinha de milhoPalmitoReceitas salgadasSalsinhaSem GlútenFarinha de mandiocaMolho prontoMolho de pimentaCebolinha

Cuscuz Paulista de Panela