Início

Receitas

Doces

Como Fazer Iogurte Diet em Casa

Como Fazer Iogurte Diet em Casa

vegetariana
diet
sem glúten

0

Tempo de preparo

12h59

Porção

17 porções

Cifrão

Valor por porção

R$1,41

Informação nutricional

Valor nutricional

179,53 kcal

silvana silveira

Receita enviada por silvana silveira

Em 09/12/2008

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. 1º passo: Deposite o leite na panela e adicione o Adoçante Docina, misture por 1 minuto e aqueça até que atinja a temperatura de 80ºC (utilize o termômetro para medir a temperatura). A panela deverá estar sobre a tela refratária evitando o contato direto com a chama do fogão.

  • 2. Atingida a temperatura de 80ºC, desligue a chama e deixe a panela tampada por 10 minutos.

  • 3. 2º Passo: Após 10 minutos, inicie o resfriamento do leite. Para agilizar o resfriamento pode-se fazê-lo em banho maria. Utilize o termômetro para conferir e regular a temperatura para 42ºC. Quando se aquece o leite até a temperatura de 80ºC e mantém por 10 minutos esta se pasteurizando o mesmo para fabricação do iogurte!

  • 4. 3º Passo: Ao atingir a temperatura de 42ºC adicione o conteúdo do envelope de Fermento para Iogurte Yog e mexa por alguns segundos. Tampe a panela ou passe para outra vasilha com tampa. A etapa seguinte será a transformação do leite em iogurte, propriamente dito!

  • 5. Final: A partir deste momento, estará se iniciando a fermentação do leite, onde o leite se transforma em iogurte. Este processo irá levar de 4 a 6 horas para se completar, momento em que o iogurte já estará pronto.

  • 6. Durante este período é importante que o leite fique o mais próximo possível com a temperatura mantida nos 42ºC nos quais o fermento foi adicionado. Para isto você poderá embrulhar a vasilha tampada com panos de prato ou mesmo jornais, e conservá-la no forno (desligado) ou em ambiente fechado.

  • 7. Após um período de 4 a 6 horas verifique se formou uma uma massa firme, compacta, com brilho e muito aromática. O iogurte está no ponto. Guarde-o na geladeira até o dia seguinte (processo de resfriamento e formação de compostos aromáticos). Após estar resfriado o iogurte já poderá ser consumido.

  • 8. As iogurteiras encontradas atualmente no mercado, tê a função de auxiliar na manutenção da temperatura no decorrer da fermentação. A forma que descrevemos acima, substitui o uso da iogurteira. Outra opção é, utilizando uma caixa de isopor:

  • 9. Coloque dentro da caixa de isopor em torno de 1 litro de água (temperatura de 42ºC).

  • 10. Dentro da caixa de isopor coloque também a vasilha tampada com a mistura do leite e Fermento (3º passo) e tampe a caixa de isopor. Agora é só aguardar!

  • 11. Refrigere o iogurte:

  • 12. Armazene o iogurte em potes ou frascos devidamente higienizados e mantenha sob refrigeração. A durabilidade é de até 40 dias e sem conservantes!

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Dicas

Categorias Relacionadas
Recomendamos pra você
Comentários