*Todos os filtros são opcionais

Calorias por porção:

defina a caloria

1 Kcal

Valor da receita:

defina o preço

R$1

para ter acesso à busca detalhada
Restam
2 vezes

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Como Fazer Iogurte Diet em Casa

lactose glúten vegano

Envie

Ingredientes

Aproveite os ingredientes que sobraram (:

Como Fazer

  1. 1.
    1º passo: Deposite o leite na panela e adicione o Adoçante Docina, misture por 1 minuto e aqueça até que atinja a temperatura de 80ºC (utilize o termômetro para medir a temperatura). A panela deverá estar sobre a tela refratária evitando o contato direto com a chama do fogão.
  2. 2.
    Atingida a temperatura de 80ºC, desligue a chama e deixe a panela tampada por 10 minutos.
  3. 3.
    2º Passo: Após 10 minutos, inicie o resfriamento do leite. Para agilizar o resfriamento pode-se fazê-lo em banho maria. Utilize o termômetro para conferir e regular a temperatura para 42ºC. Quando se aquece o leite até a temperatura de 80ºC e mantém por 10 minutos esta se pasteurizando o mesmo para fabricação do iogurte!
  4. 4.
    3º Passo: Ao atingir a temperatura de 42ºC adicione o conteúdo do envelope de Fermento para Iogurte Yog e mexa por alguns segundos. Tampe a panela ou passe para outra vasilha com tampa. A etapa seguinte será a transformação do leite em iogurte, propriamente dito!
  5. 5.
    Final: A partir deste momento, estará se iniciando a fermentação do leite, onde o leite se transforma em iogurte. Este processo irá levar de 4 a 6 horas para se completar, momento em que o iogurte já estará pronto.
  6. 6.
    Durante este período é importante que o leite fique o mais próximo possível com a temperatura mantida nos 42ºC nos quais o fermento foi adicionado. Para isto você poderá embrulhar a vasilha tampada com panos de prato ou mesmo jornais, e conservá-la no forno (desligado) ou em ambiente fechado.
  7. 7.
    Após um período de 4 a 6 horas verifique se formou uma uma massa firme, compacta, com brilho e muito aromática. O iogurte está no ponto. Guarde-o na geladeira até o dia seguinte (processo de resfriamento e formação de compostos aromáticos). Após estar resfriado o iogurte já poderá ser consumido.
  8. 8.
    As iogurteiras encontradas atualmente no mercado, tê a função de auxiliar na manutenção da temperatura no decorrer da fermentação. A forma que descrevemos acima, substitui o uso da iogurteira. Outra opção é, utilizando uma caixa de isopor:
  9. 9.
    Coloque dentro da caixa de isopor em torno de 1 litro de água (temperatura de 42ºC).
  10. 10.
    Dentro da caixa de isopor coloque também a vasilha tampada com a mistura do leite e Fermento (3º passo) e tampe a caixa de isopor. Agora é só aguardar!
  11. 11.
    Refrigere o iogurte:
  12. 12.
    Armazene o iogurte em potes ou frascos devidamente higienizados e mantenha sob refrigeração. A durabilidade é de até 40 dias e sem conservantes!

Sua avaliação:

silvana silveira
por silvana silveira
porções 6 porções

Comentários (0)

CremesLightDocesCulinaria dietDietIogurteReceitas saudáveisAdoçanteCozinha saudável

Como Fazer Iogurte Diet em Casa