Início

Receitas

Peixes e Frutos do Mar

Budião Azul a Moda Peregrino

Budião Azul a Moda Peregrino

diet
sem glúten
sem lactose

0

Tempo de preparo

4h32

Porção

10 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,00

Informação nutricional

Valor nutricional

13,59 kcal

João Sena

Receita enviada por João Sena

Em 22/04/2021

Ingredientes

Molho

Como Fazer

  • 1. Temperando o peixe e os camarões - coloque em um refratário (pirex) ou forma, o budião inteiro (lógico que sem vísceras e sem escamas, rsrs) e os camarões, faça alguns furos na carne do peixe com a ponta de uma faca (não faça corte, pois a carne irá se despedaçar quando estiver cozinhando), esprema os dois limões por cima e na parte interna (barriga) do peixe, coloque sal a gosto, os dentes de alho bem picados ou amassados (com o espremedor), a pimenta do reino (tb a gosto) e o cheiro verde por toda a superfície e parte interna do peixe, derrame por toda a superfície o cálice de vinho branco, cubra com filme plástico e leve a geladeira para pegar o tempero por umas duas horas mais ou menos.

  • 2. Após este período retire o peixe da geladeira, e comece a preparar o molho.

Molho

  • 1. Retire o caldo resultante do tempero do peixe e do camarão (vinho + alho + suco do limão e etc.) e coloque em um liquidificador com os tomates, a cebola, o pimentão, o cheiro verde, o extrato de tomate, o catchup, o sal (a gosto), o açúcar (para quebrar a acidez excessiva), o caldo de camarão, e apenas uns 5 camarões descascados dos 300 a 500g anteriormente citados (o restante será utilizado depois), coloque um pouco de água mais ou menos ½ copo e bata tudo no liquidificador por mais ou menos um minuto até que tudo se transforme em um caldo grosso, encorpado e bem homogêneo (cuidado para não colocar muita água para que o caldo não fique muito ralo).

  • 2. Coloque o peixe em um pirex de vidro ou forma, adicione azeite de oliva (de preferência virgem) por todo o peixe e no fundo da forma, coloque o molho por cima e por dentro do peixe (barrigada), de forma que o mesmo fique mergulhado completamente dentro deste molho, coloque ao redor algumas azeitonas verdes (grandes), cubra com papel alumínio e leve ao forno (pré-aqueça o forno por uns 10 minutos em fogo alto), por um período de aproximadamente 40 minutos (neste período o peixe irá cozinhar e incorporar o sabor do molho e vice e versa).

  • 3. Após este período retire o peixe do forno, retire o papel alumínio e recolha em uma vasilha a parte todo o molho onde o peixe estava cozinhando (é bom deixar um pouquinho de molho na forma para que o peixe não seque de mais quando retornar ao forno para assar), retorne o peixe ao forno, agoras em fogo médio, por mais uns 30 minutos para assar.

  • 4. Durante este período, em que o peixe retornou ao forno para assar, pegue uma panela coloque um fio de azeite de oliva, e leve o dente de alho restante amassado ou picado para dourar, em seguida adicione todo o camarão descascado restante para fritar rapidamente, apenas para pegar uma coloração avermelhada, em seguida despeje todo o molho recolhido anteriormente (onde o peixe cozinhou no forno) e espere ferver, logo após a fervura, dissolva o amido de milho em um pouco de água e vá adicionando aos poucos, não esquecer de ficar mexendo constantemente, até encorpar ou engrossar um pouco o molho, desligue o fogo e espere o peixe ficar pronto (não coloque muito amido de milho para que o molho não se transforme em uma papa, o molho tem que ficar encorpado e um pouco espesso).

  • 5. Passado o tempo necessário para que o peixe asse, retire-o do forno, coloque-o em uma bandeja e despeje por cima dele aquele molho (delicioso) que vc tinha preparado, se tiver bastante molho, deixe parte em uma vasilha para que possa ser servido durante a comida, sirva com arroz branco, maionese de batatas, uma boa salada, acompanhado de um belo vinho, para quem gosta e depois é só saborear.

  • 6. Rsrsrsrsrsrsrs.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Dicas

Recomendamos pra você
Comentários
lucas

lucas

10/06/2012

fiz e ficou muito bom... um bom prato para servir para amigos, ou a dois...

Lilian felix vianna

Ja fiz esse peixe varias vezes e sempre fui muito elogiada! Eestou fazendo de novo domungo para um grupo de amigos. (apesar de nao comer peixe eu adoro cozinhar)