Categorias
Dicas

Bacalhau: como escolher bem e como substituí-lo em receitas

As datas comemorativas em que o consumo de peixe aumenta consideravelmente, como Páscoa e Fim de Ano, alavancam as vendas de pescados. No mercado e em peixarias, o consumidor encontra o peixe vendido inteiro ou em filés e postas. Prático e econômico, o pescado vendido já em filés e cortes facilita a ‘fraude’ em peixarias: ‘peixes falsos’ mais baratos, que são vendidos com o rótulo de outro peixe a um preço mais caro.

Neste momento de quarentena, o consumidor precisa ter atenção redobrada, pois não apenas pode cair no “golpe” do bacalhau falso, como também pode ter que precisar procurar “peixes substitutos”, caso não encontre o bacalhau no supermercado ou esqueça de abastecer a dispensa.

Para te ajudar a preparar seu almoço de páscoa, o CyberCook separou dicas para reconhecer o verdadeiro bacalhau e alguns peixes para substituir o bacalhau na sua refeição, se for o caso.

Bacalhau

Bacalhau original

O bacalhau, peixe de maior consumo durante a Páscoa, é mais fácil reconhecer. Apenas duas espécies é considerada o bacalhau verdadeiro: Gadus Morhua e Gadus Macrocephalus. Mesmo vendido em pedaços, no rótulo deve constar a origem, o nome e as especificações. Outros peixes são vendidos como bacalhau, mas não são. Os peixes Zarbo e Ling são peixes tipo bacalhau e não bacalhau tipo Ling ou Zarbo, como é erroneamente vendido.

Outra dica que ajuda na compra do bacalhau inteiro é a coloração: o bacalhau verdadeiro tem uma coloração marrom acastanhado, com pintas, e cauda reta. Já os peixes salgados tipo bacalhau tem coloração acinzentada e cauda bifurcada, tipo ‘sereia’.

Bacalhau

Peixes em filés

Já as outras qualidades de peixes vendidas em filés e até congeladas são mais difíceis para o consumidor leigo diferenciar. Caso você não entenda muito das diferenças de peixe, dê preferência sempre por comprar o peixe inteiro e mandar cortar no hora em filés e postas. Certifique-se também em comprar sempre em supermercados de confiança, com higiene e qualidade garantida.

Substitutos do bacalhau

Além do bacalhau, existem outros peixes que podem servir como um bom substituto para o bacalhau nas receitas, com consistência e sabor parecido. É o caso da merluza, linguado e tilápia. A sardinha, enlatado muito popular durante a quarentena, também rende uma bacalhoada deliciosa.

Conheça receitas substitutas do bacalhau:

“Merluzada” – bacalhoada falsa de merluza

Falsa bacalhoada de tilápia

Falsa bacalhoada com filé de pescado

Falsa bacalhoada

Bacalhoada de sardinha

Bacalhoada de sardinha