Passo a passo para o bolo perfeito

Publicada em: 04/12/2020 11:00

Sempre que há alguma comemoração que pede bolo, a maioria das pessoas acaba recorrendo a um profissional. Porém em tempos de crise, a melhor opção é fazer você mesma! Siga nosso passo a passo para o bolo perfeito e diga adeus às frustrações passadas!

Prepare suas camadas


Você quer uma superfície plana e nivelada para o seu recheio. Foto: Reprodução - Pinterest

Comece corretamente, nivele as camadas do bolo, cortando-os com uma faca comprida e serrilhada. Leve as sobras cortadas ao forno, até que fiquem levemente torradas, espere esfriar e leve ao processador a fim de obter migalhas para a decoração.

Umidade é a chave do sucesso


Você pode incrementar essa calda adicionando, cravo, canela, mel ou melaço, assim como outras especiarias para dar um toque especial. Foto: Reprodução - Pinterest

Ninguém gosta de bolo seco, certo? Evite esse erro, umedeça a parte superior das camadas com uma calda básica de água com açúcar. Você pode usar leite, licores ou até refrigerante mas o mais indicado é a calda.

Defina seu perímetro


Demarque as bordas com creme de confeiteiro. Foto: Reprodução - Pinterest

Isso mantém o creme onde você quer, e evita que recheios como geléias ou a opção que você for usar, vazem ou transbordem pelas laterais.

A primeira camada


Meça a quantidade de recheio entre cada camada com uma concha de sorvete. Foto: Reprodução - Pinterest

Use de 2 a 3 conchas de recheio para cada camada (de acordo com o tamanho do bolo). Utilize uma espátula para espalhar delicadamente o recheio de forma uniforme sobre toda camada.

Continue recheando


Repita o processo com as camadas restantes. Foto: Reprodução - Pinterest

Coloque a segunda camada em cima da primeira, e repita os passos anteriores: umedeça com a calda doce, demarque as bordas, e em seguida o recheio.

Envolva todo o bolo


Adicione uma concha extra de recheio na camada superior e cuidadosamente espalhe para as bordas do bolo. Foto: Reprodução - Pinterest

Use uma espátula para espalhar o creme nas laterais, certificando-se que o bolo inteiro esteja coberto em uma fina camada de creme. Coloque o bolo inteiro na geladeira para firmar, pelo menos 30 minutos ou de um dia para o outro.

Finalize e decore


Retire o bolo da geladeira e com o auxilio de uma espátula, espalhe outra camada de creme de confeiteiro sobre o bolo inteiro. Foto: Reprodução - Pinterest

Quando o bolo estiver completamente revestido, deslize tiras de papel manteiga debaixo do bolo, e com as mãos pressione cuidadosamente a decoração nas bordas. Na foto foi usada as migalhas torradas lá no começo, lembra? Mas você também pode usar nozes tostadas e moídas, raspas de chocolate ou o que desejar. Ou deixe o bolo simples, duvido alguém reclamar.

Gostaram das dicas? Compartilhe com a gente suas experiências e segredos na cozinha!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: