1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Panetones molhadinhos

Já Fiz

Ingredientes (48)

Como Fazer

  1. 1.
    (2) Panetone da Super Madalena Saifi
  2. 2.
    3 tabletes de fermento biológico (50g)
  3. 3.
    2 xic de leite morno
  4. 4.
    1 colher de (sopa) + 200g de açúcar
  5. 5.
    1 1/2xic de farinha de trigo
  6. 6.
    4 ovos inteiros batidos levemente
  7. 7.
    100grs de banha (3 colheres das de sopa; pode ser banha de pacote)
  8. 8.
    100grs de manteiga ou margarina (1 tablete)
  9. 9.
    1 colherinha (chá) de sal
  10. 10.
    1 cálice de bebida (opcional)
  11. 11.
    Essência de panetone a gosto
  12. 12.
    Frutas: passas, ameixas, tamaras, frutas cristalizadas; frutas em calda (figos, doce de laranja azeda, cerejas ) e ainda nozes, castanhas do pará ou outro tipo de castanha, todas bem picadinhas.
  13. 13.
    1. De véspera coloque numa bebida (licor, martini, cinzano, vinho branco, calda de cereja ou o que tiver disponivel) as frutas secas ou cristalizadas. Quando for fazer o panetone, coloco numa peneira para escorrer bem (se preferir pode preparar com antecedência e congelar).
  14. 14.
    2. Numa bacia grande, dissolva o fermento em 1 xícara de leite e misture bem 1 colher (sopa) de açúcar e 1,5 xícara de farinha de trigo. Fica uma massa bem mole. Cubra e deixe crescer.
  15. 15.
    3. Quando estiver bem espumoso, misture os ovos, a banha, o sal, o restante do açúcar, 1 cálice de bebida alcóolica (rum, whiskey, licor de laranja, vinha branco ou outra) e essência de panetone ou de laranja (a gosto).
  16. 16.
    4. Vá amassando e colocando farinha até ficar uma massa mole, mas que desgrude das mãos.
  17. 17.
    5. Junte todas as frutas (eu coloco à vontade). Para colocar as frutas abra bem a massa, jogar as frutas por cima e vá enrolando e ao mesmo tempo apertando para não ficar como rocambole. Como as frutas estão umidas vai ficar um pouco grudenta, mas é assim mesmo.
  18. 18.
    6. Deixe a massa crescer bem até dobrar de tamanho.
  19. 19.
    7. Divida a massa em 4 porções e coloque cada porção em uma forma de papel com capacidade para 500g, untada com margarina e ponha-as em uma assadeira
  20. 20.
    8. Cubra os panetones com um pano e deixe crescer novamente, até encher as formas.
  21. 21.
    9. Quando estiver bem crescido, leve ao forno quente (200graus) e depos abaixe para médio. Se estiver corando muito rápido em cima, cubra com papel alumínio. Deixe ir assando devagar senão fica cru por dentro e torrado por fora.
  22. 22.
    10. Quando perceber que já está assado, passe uma calda rala de açúcar por cima e volte ao forno para secar. Se preferir, antes de levar ao forno pode pincelar com gema e depois passar a calda rala só para dar brilho.
  23. 23.
    11. Dá para saber quando o panetone está assado pelo peso da forma, uma vez que o panetone fica bem mais leve depois de assado.
  24. 24.
    12. Assim que tirar o panetone do forno, coloque-o sobre uma grade, para ventilar por baixo e cubra-os com um pano, para ficarem mais macios. Só embale quando estiver completamente frio.
  25. 25.
    "Esta receita está comigo há uns 35 anos... Era a receita da minha mãe, da minha tia, da minha sogra e acho que toda a cidade, pois moravamos em uma cidade pequena. Nunca mudei de receita. Vejo milhares na TV, mas continuo com a minha. Se quiser experimentar... fica muito macia e saborosa. Pode acrescentar anti -mofo, conserva mais. Eu coloquei, não tenho colocado mais, pois não dá tempo de mofar. Tambem faço vários e dou de presente." (Madalena Saifi)

Por: Susan Nakashima

Você pode gostar...

Panetone / Chocotone

Panetone / Chocotone

Por Silvana Silveira

Panetone

Panetone

Por Allan Vila

Panetone Trufado

Panetone Trufado

Por Tatiana Monteiro

Panetone caseiro

Panetone caseiro

Por Marisangela Fernandes

Comentários (0)

Receitas de NatalPaesPaes docesBaunilhaChocolateConhaqueEmulsificanteFondantFrutas cristalizadasGema de ovoGlucose de milhoGota de chocolateLaranjaReceitas de panetoneReceitas de pão

Panetones molhadinhos