Faça seu próprio hamburguer caseiro!

Publicada em: 27/10/2016 16:10

Todo mundo ama um bom hambúrguer por ser uma receita versátil, divertida e muito saborosa. A grande questão em torno do hambúrguer é a saudabilidade, ou falta dela, quando esse lanche é consumido em lojas de fast-food ou delivery (que ainda traz a questão do preço incluída). Por isso, aprender a fazer hambúrguer caseiro é uma das melhores opções para quem gosta desse lanche típico americano que pode levar tudo o que você mais gostar!

Sendo assim, trouxemos aqui algumas dicas e ideias para você fazer da melhor maneira na sua casa e aprender a gostar de fazer (não só de comer) atentando-se aos detalhes do blend de carne, da liga, da montagem e por aí vai. 

Qual carne colocar no hambúrguer?

Você pode decidir de acordo com o que mais gostar, mas tem uma regrinha que vale a pena ser seguida: 10% do peso da carne deve ser gordura. Ou seja, você pode misturar carnes mais e menos gordurosas para ter esse equilíbrio. Se usar a costela, uma carne mais gorda, você pode complementar o blend com patinho, coxão (mole ou duro) e maminha. Ou se o patinho for o principal, então você pode usar bacon, alcatra, fraldinha e por aí vai. Vale a pena pesquisar quais são magras e quais são gordurosas.

Porque colocar ovo no hambúrguer?

A gordura que você equilibrou no seu blend é essencial para responder essa pergunta. Para ter uma boa consistência e conseguir fritar tranquilo sem desmontar ou despedaçar, seu hambúrguer precisa de liga. A gordura pode ser essa liga, mas o ovo é quem faz essa função da melhor maneira possível. 

E para veganos?

Os veganos têm uma boa opção que é a aquafaba, ou seja, a água do cozimento do grão-de-bico, que consegue dar liga quase como a clara do ovo.

Quais temperos colocar no hambúrguer?

Você pode colocar apenas sal ou um mix de condimentos pertinho da hora de grelhar. Sem falar nas infinitas possibilidades de acompanhamentos - picles, molhos e diversos tipos de queijos. Juntando com alguns “truques do chef” como tostar o pão com manteiga para não desmanchar na hora de montar o sanduíche, esse com certeza é aquele tão sonhado lanche que se desintegra na primeira mordida!

O que servir com hambúrguer caseiro?

Vai do seu gosto. A batata sempre vai bem e você pode fazer de inúmeras formas diferentes, mas pode ser substituída por batata-doce, mandioca, polenta, nuggets (veganos ou de frango) e por aí vai. Os molhos também dão muita liberdade criativa, como mostarda e mel, barbecue, queijo derretido e geléias como a de pimenta ou de bacon.

Receitas de burgers, molhos e acompanhamentos para te inspirar!

Hambúrguer de couve-flor

Hambúrguer de couve-flor

A couve-flor é uma ótima opção para fazer hambúrgueres vegetarianos e veganos por ser fácil de fazer, modelar e de combinar também.

Veja a receita

Hambúrguer de pernil

Hambúrguer de pernil

Outra variação muito saborosa é usar a carne de porco que tem suas próprias combinações ideais e também funciona muito bem em termos de montagem e textura.

Veja a receita

Batata rústica na airfryer

Batata rústica na airfryer

A batata frita não pode faltar, e se for feita na airfryer, ou seja, com menos gordura e crocância igual, melhor ainda! Muito simples de fazer, essa receita aqui traz algumas dicas para deixar ainda mais crocante e saborosa!

Veja a receita

Molho honey mustard

Molho honey mustard

Também conhecido como mostarda e mel, esse molho é um dos mais fáceis de fazer, mas fica uma delícia e combina super bem com a maioria dos ingredientes do hambúrguer e também com os acompanhamentos. Experimente diferentes variações de mostarda como a escura ou dijon e divirta-se com novos sabores!

Veja a receita

A verdade é que muito além do alimento, os burgers caseiros têm se destacado como um agregador de pessoas apaixonadas por “foodies”, ou seja, comidas que todo mundo conhece, mas com um toque gourmet que dá aquele diferencial e não tem quem não goste!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: