Guia definitivo para o Almoço de Dia das Mães


Guia Especial para o Dia das Mães

Mais um dia das mães vem se aproximando e por mais um ano teremos que celebrar a data respeitando as medidas preventivas de distanciamento para conter a atual pandemia. Quem tem o privilégio de viver com a mãe, deve aproveitar e muito essa data para demonstrar todo seu amor.

Contudo, mesmo quem está longe deve saber que existem formas criativas para darmos às mães das nossas vidas um dia especial com presentes culinários mais que merecidos.

Portanto, acompanhe esse guia definitivo do CyberCook para você preparar um almoço de dia das mães completo, saboroso e surpreendente.

No final teremos também receitas inclusivas para vegetarianos, veganos e alérgicos, que vão agradar toda família.

Boa leitura.

Comece o dia com Café na cama

O grande evento do dia das mães com certeza é o almoço, porém isso não o impede de agradá-la desde cedo, levando café da manhã na cama.

A ideia é ser bem simples, pois o que conta na verdade é o carinho contido por trás desse gesto singelo, então separamos 3 receitas práticas que irão compor um café da manhã delicioso e cheio de amor para presentear sua mãe:

Pão de queijo

O que não falta por aqui é receita dessa iguaria, no nosso acervo já temos quase três mil receitas de pão de queijo, dos mais simples aos mais diferentões, por isso você pode escolher a que acredita que irá surpreender e agradar mais.

A nossa dica para inovar é preparar esse pão de queijo de caneca, pois além de ser super prática, é uma receita gostosa e diferente do convencional. Com certeza terá um impacto positivo quando você entrar com a bandeja e oferecer essa iguaria para sua mãe.

Rabanada

Aqui no Brasil temos o costume de comer rabanada apenas na época do natal, mas saiba que esse é um preparo que pode, e deve, ser consumido em qualquer época do ano. 

No resto do mundo, por exemplo, é muito comum nos cafés da manhã, inclusive muito visto em filmes americanos como french toast que em tradução livre seria torrada à francesa.

De qualquer forma, experimente colocar uma rabanada na bandeja de café da manhã e levar para sua mãe, que só com o cheirinho desse prato já vai fazer o dia dela começar bem.

Aqui no CyberCook temos a receita ideal para você preparar, confira.

Cappuccino

Um café forte é sempre uma boa pedida para começar bem uma manhã, mas num dia especial como esse, sua mãe merece mais, não é mesmo? Então, que tal fazer uma bela xícara de cappuccino, cremoso e encorpado?

Então já aproveita essa receita que temos aqui, que sem dúvidas sua progenitora não irá se decepcionar. 

Confira aqui a receita completa e capriche na canela que dá aroma e sabor especiais a essa bebida.

Pão de Queijo
Rabanada
Cappuccino

Almoço especial para sua rainha

Inverta os papéis e prepare os clássicos de mãe

Sabe aquelas receitas que sempre te fazem lembrar do abraço de mãe? São clássicos que todo mundo tem em comum na memória, e sempre alguma história envolvendo esse ou aquele prato em algum almoço marcante com a família. 

Pegando esse gancho, o dia das mães é a data perfeita para você inverter o jogo e surpreendê-la fazendo aquelas receitas que a princípio, só ela dominava. 

Como variam muito por região, optamos por pegar algumas opções e apresentar aqui, com a ressalva de que é apenas para te inspirar, pois no CyberCook temos uma infinidade de receitas para você explorar, de todas as regiões do Brasil, quiçá do mundo.

Sem mais delongas, vamos começar a montar uma refeição incrível para o almoço de dia das mães:

Entradas

Um bom começo é simular uma experiência de restaurante em casa, então o primeiro passo é ter uma entrada leve, saborosa e prática para abrir o apetite. 

Confira nossas escolhas para te inspirar:

Antepasto de berinjela

Começando por uma iguaria que tem ganhado cada vez mais popularidade, pois é bem versátil e prática. 

O antepasto de berinjela é uma entrada perfeita para qualquer refeição por ser leve e muito saborosa. Além de combinar bem com uma torradinha ou um biscoito do tipo cream cracker, ou mesmo como acompanhamento de um prato.

Fato é que esse antepasto de berinjela é uma delícia que sua mãe vai adorar saborear enquanto aguarda o prato principal.

Tomates confitados

Um dos grandes trunfos dessa receita é que pode ser preparada com antecedência e armazenada na geladeira, para servir no momento adequado. E claro,esses tomates confitados são simplesmente deliciosos.

Capriche bastante nos temperos e faça essa receita incrível, prática e muito simples que vai bem como entrada para vários pratos, então é um coringa para se ter no repertório de receitas sempre que precisar de algo rápido e gostoso.

Chips de Abobrinha na Airfryer

Agora uma entrada que faz mais a linha dos petiscos, ideal para ir beliscando tomando uma bebida gelada enquanto aguarda o almoço ficar pronto. 

Esse chips de abobrinha além de gostoso para beliscar é prático, pois você pode fazer uso da airfryer para preparar, então basta colocar e esperar o timer apitar para ter uma entradinha deliciosa para oferecer a sua mãe.

Antepasto de berinjela
Tomates confitados
Chips de Abobrinha na Airfryer

Faça o Prato Principal com alegria

Agora é seu momento de dar orgulho para sua mamãe e preparar os clássicos especialmente para ela. 

Ela merece descansar, então deixe-a relaxar e surpreenda-a cozinhando aquele prato que sempre foi o grande segredo da família.

Lombo assado

Comecemos os pratos principais com esse lombo assado maravilhoso, que não chega exatamente a ser um clássico da maioria das mães, mas é um prato bem saboroso que figura em ocasiões especiais.

Essa nossa versão é bem turbinada, pois o lombo fica um tempo marinando no tempero e depois ainda é adicionam-se as fatias de presunto e mussarela que transformam esse prato em uma maravilha culinária. É um lombo recheado praticamente.

Experimente fazer e encantar sua mãe.

Bife à Parmegiana

Ainda nessa ideia de dar uma experiência de restaurante para sua mãe sem sair de casa, essa receita de bife à parmegiana é perfeita para entregar exatamente essa sensação.

Simplificamos o preparo sem abrir mão dos ingredientes tradicionais que fazem deste prato um dos mais queridos e populares.

Portanto experimente fazer para sua mãe esse bife à parmegiana, ela vai se sentir muito especial saboreando um prato tão icônico e principalmente feito pelas suas mãos.

Carne de Panela

Se tem uma receita que remete a toda mãe diretamente, é a carne de panela com batatas.

Pedaços de carne bovina bem macios, praticamente desmanchando, e batata bem temperada. Tudo isso mergulhado em um caldo bem saboroso, não tem como dar errado.

Esse é o prato para você mostrar para sua mãe que realmente está dominando a cozinha básica, portanto capriche na hora de temperar, para servir junto com sua carne um molho suculento e encorpado.

Experimente fazer essa carne de panela com batatas e um arroz soltinho de acompanhamento que já terá o suficiente para uma refeição completa e incrível.

Lombo assado
Bife à Parmegiana
Carne de Panela

Sobremesas para o Dia das Mães

Se você chegou aqui o mais complicado já passou. Sua mãe já está bem alimentada com um almoço de respeito, e tudo que ela precisa agora é um docinho para fechar o dia dela com chave de ouro.

Para isso, separamos três sobremesas simples e práticas para você dar esse presente final para sua mãe no dia especial só dela. 

Confira:

Torta de bombons

Essa torta é o encontro do requintado com o simples, pois apesar de ser bem fácil de fazer, fica tão bonita e saborosa que parece um doce de confeitaria chique.

Os ingredientes fazem muita diferença nesse preparo, então utilize bombons de qualidade para ter um resultado superior. Sua mãe merece uma sobremesa dessas. 

Se sobrou alguns chocolates da páscoa, é hora de dar bom uso para eles, aproveite.

Pudim de Padaria

O básico bem feito muitas vezes é o ideal, então não podíamos deixar de fora esse pudim de padaria caseiro, muito prático e saboroso.

É um preparo bem rápido que não tem erro, para você oferecer à sua mãe uma sobremesa deliciosa e bem tradicional, ainda que prática, para encantá-la no dia especial só dela.

Manjar de Coco com Leite Condensado

Falando em clássicos de mãe, o manjar é de longe uma das sobremesas mais preparadas pelas nossas progenitoras. 

Dessa forma, esse manjar de coco com leite condensado é ideal para ser servido como o doce perfeito para fechar o almoço de dia das mães com chave de ouro.

Torta de bombons
Pudim de Padaria
Manjar de Coco com Leite Condensado

Mamães Vegetarianas

Uma das missões aqui no CyberCook é democratizar a cozinha e promover mais inclusão, com receitas para todos os públicos. Tendo isso em mente, sabemos que há pessoas que optam, ou até possuem alguma restrição quanto à carne, porém isso não deve privá-las de saborear uma boa comida, principalmente numa data especial de se reunir com os seus.

Portanto, se sua mãe é vegetariana, ou mesmo você quer uma opção mais leve, essas receitas são perfeitas para a ocasião, pois agregam tanto sabor que a carne em si não fará falta.

Sem mais delongas, vamos aos pratos vegetarianos:

Entradas Vegetarianas

Em tese a maioria das entradas costumam não levar carne, pois é justamente algo leve, servido em pequenas porções, apenas para abrir o apetite, então as opções de aperitivos vegetarianos são muitas e aqui separamos 3 para dar início aos trabalhos:

Salpicão Vegetariano

Este prato em si passa a barreira das entradas e vai mais para um acompanhamento, porém vale muito a pena fazer, pois é saboroso e fica muito cremoso, vai bem com um arroz branco, por exemplo.

O segredo desse preparo é hidratar bem a proteína da soja e escorrer bem o excesso, pois esse processo vai dar uma textura melhor para o salpicão e ainda vai manter a suculência.

Pasteizinhos Vegetarianos

Que tal alguns pasteizinhos vegetarianos para abrir o apetite? Aproveite essa receita bem simples e  recheie com o que quiser. 

A massa é super leve e de fácil preparo, se tiver mais gente à mesa, você pode rechear parte sem carne e parte com, assim agrada a todo mundo.

Charuto de Repolho Vegetariano

Por fim, mas uma receita de entrada que facilmente pode ser servida como acompanhamento. 

Prepare esses charutos de repolho recheado com proteína de soja e capriche no molho, para ficar aquela suculência e sabor a cada mordida.

O recheio pode variar de acordo com sua preferência, e essa receita também é vegana, pois não leva ovos, nem leite, nem nada de origem animal.

Salpicão Vegetariano
Pasteizinhos Vegetarianos
Charuto de Repolho Vegetariano

Pratos Principais

Já estamos no século XXI então não tem mais esse papo de que vegetariano só come folhas, muito pelo contrário, cada vez mais surgem receitas rebuscadas e incríveis que não precisam da carne para serem bem apreciadas e satisfazer os estômagos até dos mais exigentes.

Aqui separamos três receitas para um almoço completo, especial e vegetariano para o dia das mães. 

Confira:

Bacalhoada Vegana

O Dia das Mães é sempre próximo a páscoa, então ainda cabe fazer uma bacalhoada vegana, recheada com bastante cogumelo. Fica super saborosa e rende muito.

Essa é mais uma que não vai nada de origem animal, então veganos também são bem vindos à mesa para se deliciar com esse prato no almoço de família.

Bobó Vegetariano na Moranga

Essa é uma receita incrível, tanto em sabor quanto em apresentação. Capriche nos temperos desse bobó vegetariano e use uma bela e carnuda moranga para encorpar e dar ainda mais sabor a esse preparo.

Para acompanhar basta um arroz soltinho feito na hora e o almoço está pronto.

Berinjela à Parmegiana

Resgatando a originalidade de um prato famoso, pois “à parmegiana” foi um termo que surgiu da receita de berinjela. Essa ideia de usar filés de carne só começou quando o prato migrou para as Américas junto com os nativos italianos.

Portanto, prepare essa maravilhosa berinjela à Parmegiana e surpreenda sua mãe com um almoço especial, e acredite, mesmo se ela não for vegetariana ela vai amar de tão saboroso que é este prato.

Bacalhoada Vegana
Pasteizinhos Vegetarianos
Berinjela à Parmegiana

Receitas para Veganos

Se as vezes é difícil encontrar opções sem carnes, imagine só pratos sem nadinha de origem animal. Nós entendemos essa luta, por isso vamos trazer opções para um almoço vegano completo para o dia das mães.

No CyberCook temos bastante versões veganas de várias receitas tradicionais e cada vez mais estamos aumentando nosso acervo, pois acreditamos que a cozinha deve ser um espaço que abrace a todos. 

Então confira essas receitas sem nada de origem animal para um almoço saboroso de dia das mães.

Entrada

Ceviche de Banana da Terra

Já comece bem servindo de entrada esse maravilhoso ceviche de banana da terra. 

Tem todo um mix de acidez que contrasta com o docinho da banana da terra, e o bom que é um prato que pode ser servido gelado, maravilhoso para os dias de calor. 

A dica é sempre usar uma banana madura, pois assim a textura fica melhor, se por acaso encontrar apenas mais para verde, cozinhe-a um pouco para amolecer, e manda ver no preparo desse ceviche de banana da terra.

Ceviche de Banana da Terra

Prato Principal

Paella Vegana

Agora um prato rebuscado, com muita tradição e todo um sabor característico direto da Espanha de uma bela paella, numa versão sem nada de origem animal.

Capriche no azeite, nos pimentões e nas especiarias para agregar todos os aromas ao prato e já abrir o apetite só ao sentir o cheiro que vai dominar a cozinha. 

Paella Vegana

Sobremesa

Para o mundo das sobremesas, parece ser onde o vegano mais encontra desafios, no entanto separamos algo simples e básico, que com certeza vai agradar a todos, adeptos ao movimento ou não, confira:

Bolo de Cenoura Vegano

O clássico bolo de cenoura, fofinho com cobertura de chocolate, agora em uma versão sem nada de origem animal, mas que não fica devendo nada para a versão tradicional.

Experimente esse bolo de cenoura e surpreenda sua mãe com todo o sabor desta iguaria.

Novamente é bom reforçar que escolhemos estas três receitas veganas básicas para que você tenha um ponto de partida, se quiser ir além, temos muitas opções de cozinha sem nada de origem animal aqui no CyberCook, vale a pena dar uma boa conferida!

Sobremesa

Sem glúten / Sem Lactose

Por fim, e não menos importante, vamos trazer algumas opções para quem possui alguma restrição alimentar. 

Hoje em dia é cada vez mais frequente o desenvolvimento de alergias alimentares que acabam limitando a dieta cotidiana das pessoas já que há uma escassez de receitas e até de estabelecimentos que atendam esse tipo de especificidade, então é importante oferecermos versões sem glúten e sem lactose para você comer com toda tranquilidade, variedade e sabor, que é o mais importante. 

Comer tem que ser uma experiência prazerosa e segura, então confira os pratos livres de glúten e lactose:

Bruschetta Sem Glúten

Um aperitivo super simples de fazer, bem leve e muito saboroso.

Utilize bons temperos e tomates frescos, e confira se o pão utilizado é realmente sem glúten, é importante estar de olho na embalagem, ou você pode preparar o seu próprio, temos uma receita ótima para isso, confira.

É uma receita também sem lactose, contudo quem tem restrição contra proteína do leite, é bom evitar pois o pão pode conter traços, ou utilize um pão que você confia na procedência ou tenha preparado em casa.

Bruschetta Sem Glúten

Prato Principal

Filé Mignon ao Molho de Vinho

Viu só como dá pra comer bem demais mesmo com restrições? Esse filé mignon ao molho de vinho é a prova disso, e não se engane, é uma receita bem mais simples do que parece.

Pode usar outra carne se preferir, contra filé combina bem também, mas como estamos falando de dia das mães, vale a pena investir num bom filé mignon e arrebentar nesse preparo, sua mãe merece e sem dúvidas ela vai amar esse delicioso prato, sem glúten, sem lactose, mas com muito sabor.

Filé Mignon ao Molho de Vinho

Sobremesa

Rocambole de Goiabada

Para fechar bem seu almoço sem glúten e sem lactose, nada como essa bela sobremesa que é o rocambole bem recheado com goiabada.

Massa bem fofinha com recheio bastante cremoso, feito com fécula de batata invés da farinha de trigo, para garantir que seja totalmente segura para quem é alérgico ao glúten. E não leva nada de leite também, então é segura para quem não pode consumir a lactose ou a proteína deste.

Vale muito a pena fazer essa sobremesa simples e gostosa, experimente presentear sua mãe com esse preparo.

Rocambole de Goiabada

Chegamos ao fim do nosso guia definitivo para o almoço do dia das mães, mas na verdade acabou que contemplamos um dia inteiro de experiências gastronômicas, não é mesmo? 

Esta é uma data que precisa ser muito celebrada, ainda mais nesses tempos conturbados que temos vivido, onde o abraço e o contato físico está escasso.

Como dissemos no início, se você tem o privilégio de morar com sua mãe e pode passar o dia com ela, aproveite o máximo, deixe-a descansar e a presenteie com esses ou outros pratos de sua preferência. 

Se sua mãe mora longe, mas ainda na mesma cidade, a ideia de levar marmitas para ela, com comida gostosa, feitas por você, vai ser um gesto de carinho muito apreciado por ela, não tenha dúvidas disso. Ações, mesmo simples, falam mais do que palavras.

Precisaremos ter mais um pouquinho de paciência até que essa situação tenha sido solucionada de vez, e temos fé que no próximo ano o dia das mães vai ser presencial, com mesa farta e rodeada de pessoas queridas. Até lá, aproveite para praticar bastante as receitas deste guia e do resto do site e ficar craque nos preparos, para que no próximo encontro você encante a todos com pratos espetaculares, dignos de um grande chef de cozinha.

Queremos desejar um feliz dia das mães para todas as guerreiras, e que longe ou perto você possa levar carinho para essa pessoa fundamental para sua vida, pois sem ela você nem existiria, então retribuir todo o amor e cuidado é o mínimo que podemos fazer nesta data especial. 

Conte com o CyberCook para traduzir sua gratidão em deliciosos pratos de comida bem feita.