Do tradicional ou despojado: O guia para todos os pais!

Primeiro nós agradecemos às mães, em maio, agora é a vez dos pais! Nesse dia dos pais vale a pena estar preparado ou preparar tudo de antemão para surpreendê-los e demonstrar todo o amor e os ensinamentos que eles nos trouxeram durante a vida. 

Por isso, o CyberCook trouxe um super guia para todos os tipos de pais, todos os tipos de alimentação e ideias para o distanciamento social, já que não dá para ficar sem homenagear de jeito nenhum!

Do Pai clássico 

O estilo dos pais pode ser uma boa linha de raciocínio para pensar nas receitas deste Dia dos Pais. Se seu pai é daqueles que gostam de uma boa tradição sempre vai ser uma boa pedida ficar no churrasco ou na macarronada.

O mais clássico de todos é o churrasco, uma tradição em vários países que muitas vezes é conectado com aqueles pais que adoram ficar na churrasqueira e servir a família. Essas aqui são algumas boas ideias para um churrasco diferente ou especial

  • Churrasco de fraldinha especial: Uma boa receita para ter nas mãos o controle sobre a carne que você vai assar. A fraldinha é uma sugestão boa pela grossura dos filés, mas essas ideias se aplicam para a maior parte das carnes.
  • Espetinho de frango com provolone: O legal do churrasco é que são receitas fáceis, que ambos podem fazer se revezando e ter mais tempo para conversar. Esse espetinho de frango com o provolone fica uma delícia, frito ou na grelha!
  • Caipirinha: Sempre tem que ter um aditivo! A caipirinha acompanha muito bem os pratos do churrasco, mas sempre com moderação, hein?

Pão de alho

Ingredientes

  1. Margarina 1 colher (sopa)
  2. Queijo Ralado 2 colheres (sopa)
  3. Orégano 1 colher (café)
  4. Sal 1 pitada
  5. Alho 2 dentes
  6. Pão tipo Bisnaguinha 3 unidades

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes (menos a bisnaguinha) até formar um purê. Fatie as bisnaguinhas, sem chegar até o final, de forma que fiquem juntinhas (como na foto). Passe a pasta de alho entre as fatias de pão. Acomode na cestinha da AirFryer e asse a 180º por 5 minutos, até ficar douradinho.

Bom apetite!

Essa receita também dá super certo com pão francês ou italiano na churrasqueira!/h5>

Outra que também é bastante tradicional, mas já abre algumas portas para você criar e surpreender seu pai, é a macarronada. Dentro desse mundo, você pode fazer aquela travessa enorme de macarrão ao sugo ou então mandar ver um bela lasanha. Além desses, temos também:

Canelones italianos: Trazem uma variedade super interessante de recheios, mas são igualmente deliciosos com os clássicos presunto e mussarela. Fazer massa também é uma experiência muito legal para dividir com seu pai!

Macarrão ao pesto: Uma ideia simples de uma receita deliciosa, que leva ingredientes exclusivos e pode ser tanto uma boa entrada quanto o prato principal.

Rondelli ao gorgonzola: Mais uma opção de massa para você escolher a melhor e surpreender seu pai. Pense nos ingredientes que ele mais gosta e complemente!

Espaguete à carbonara

Ingredientes

  1. Ovo 2 unidades
  2. Alho 3 dentes
  3. Creme de Leite 1/2 caixinha
  4. Bacon 1/2 xícara (chá)
  5. Queijo Ralado 1 xícara (chá)
  6. Espaguete 1 pacote
  7. Sal a gosto
  8. Pimenta-do-Reino Branca a gosto

Modo de preparo

Em uma panela frite o bacon em cubinhos até ficar bem crocante. Retire e reserve. Na mesma panela, frite o alho na gordura do bacon e acrescente aproximadamente 4 xícaras (chá) de água e os temperos. Assim que a água ferver, coloque o espaguete e cozinhe por cerca de 8 minutos (até o ponto que você gostar). Abaixe o fogo e ponha os ovos batidos. Cozinhe por cerca de 1 minuto, mexendo bem para que o ovo cozinhe e se incorpore ao molho sem cozinhar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e o parmesão, mexendo sem parar. Quando o creme se incorporar ao molho, salpique o bacon e sirva imediatamente. Decore à gosto e bom apetite!

Ao Pai despojado

Agora, se seu pai é desses “moderninhos” que gosta da atualidade, algumas tendências podem ser bem legais e gerar experiências novas para ambos (coisa que os pais já nos deram aos montes!). Algumas experiências novas podem ser comidas orientais, como a coreana, ou uma tábua de queijos e embutidos cheios de produtos artesanais.

Comida coreana: Essa culinária apimentada traz vários sabores misturados e bem temperados e por isso é muito diferente do que temos por aqui normalmente. Se seu pai gosta de comer e gosta de pimenta, essa pode ser uma ótima ideia para um Dia dos Pais diferente!

  1. Kimchi: Esse preparo de repolho fermentado normalmente é servido frio e pode ser uma grande novidade para a maior parte dos paladares. Para um pai aventureiro, essa mistura pode ser muito interessante!
  2. Toeji Kalbi Kui: Essa aqui é uma costelinha de porco com um molho bem apimentado. Para montar esse banquete coreano, prepare seu pai para muita pimenta!
  3. Bibimbap: Uma das receitas que vem se popularizando bastante faz a função do nosso arroz aqui nesse banquete. Combina muito bem com as outras três receitas e mostra todo um mundo novo, igual nossos pais fizeram!

Daktjim

Ingredientes

  1. Frango inteiro 250 gramas
  2. Molho de Soja 1 colher (sopa)
  3. Açúcar 1 colher (chá)
  4. Pimenta-do-Reino Preta a gosto
  5. Óleo de gergelim torrado 1 colher (café)
  6. Alho 1 dente
  7. Cebolinha Verde a gosto
  8. Pêra 1/2 unidade
  9. Água 400 mililitros
  10. Caldo de galinha natural 200 mililitros
  11. Nabo 100 gramas
  12. Cenoura 50 gramas
  13. Shitake 20 gramas
  14. Castanha Portuguesa 50 gramas
  15. Ameixa 10 gramas
  16. Sal a gosto

Modo de preparo

Corte o frango a passarinho. Lave e seque bem. Marine o frango com molho de soja, açúcar, pimenta-do-reino, óleo de gergelim, pêra ralada e a parte branca da cebolinha picada. Cozinhe a castanha portuguesa e descasque. Reserve tudo isso. Hidrate o shitake e corte em cubos grandes e em outro pote corte o nabo e a cenoura em cubos grandes. Retire a semente da ameixa seca. Reserve. Sele o frango numa caçarola e adicione o caldo de frango. Se necessário, adicione água durante o cozimento. Adicione nabo, cenoura, ameixa seca e o shitake. No final da cocção do frango, acrescente a castanha e a parte verde da cebolinha picada.

Tábuas: Esse modo de apresentar queijos e embutidos é muito interessante e pode ser complementado com geléias, pimentas, molhos e, porque não, bebidas que harmonizam. É uma ótima experiência diferente para ter com seu pai!

Tábua contemporânea: Essa leva embutidos mais comuns, para uma tábua mais em conta: salame, lombinho, gorgonzola e mussarela de búfala são algumas opções. 

Tábua europa: Essa já é mais completa, brie, gouda, emmenthal, presunto de parma, salame italiano e copa defumada podem entrar na conta, inclusive misturada com a contemporânea!

Geléia de pimenta: Tudo isso não poderia ser melhor harmonizado do que com uma geléia de pimenta feita pelas suas próprias mãos! O legal é que dá pra variar bastante dentro do mundo “geleia de pimenta”.

Aioli tradicional

Ingredientes

  1. Gema de ovo 4 unidades
  2. Alho 3 dentes
  3. Azeite de oliva 1 xícara (chá)
  4. Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque em uma panela os ovos e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos ou até as gemas ficarem firmes. Retire do fogo, escorra a água, descasque os ovos e separe as gemas. Reserve. Descasque o alho, amasse e coloque em uma tigela. Junte as gemas e polvilhe sal. Misture bem, cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar por uma hora. Durante este tempo, mexa a mistura a cada 10 minutos. Em seguida, acrescente o azeite de oliva bem devagar (pingo a pingo) e sem parar de mexer. Ao terminar deverá se obter um creme homogêneo. Acrescente o sal e a pimenta-do-reino!

Pais sustentáveis 

Normalmente é o inverso, já que são os pais (ou mães) que sustentam o filho. Como o Dia dos Pais é sobre homenagear as figuras paternas que temos, seja ela do gênero que for, então mostrar opções para escolhas ou restrições alimentares também é super importante! Seja seu pai vegetariano ou vegano, essas receitas mostram que o ensinamento de respeitar o planeta ficou com você! E tá na hora de devolver com comida!

Para os vegetarianos, o CyberCook tem algumas matérias cheias de receitas como essa 6 opções legais com o grão de bico ou então essa com 20 receitas de risotos veganos e vegetarianos. Dessa, que já apresenta algumas receitas deliciosas para os veganos, você pode dar uma olhada nessa de bolo veganos e já deixar separado esse sorvete de banana vegano para servir junto!

Além desses, se seu pai tem alguma restrição alimentar como glúten ou lactose, você pode também partir para receitas como essa fritada de espinafre sem glúten ou esse estrogonofe de carne sem lactose

Mesmo de longe

No fim, o mais importante é demonstrar o amor e o carinho, seja da forma que for. Muitas vezes apenas uma boa conversa já é um ótimo presente para seu pai, que pode ver você bem e feliz. Caso você não esteja perto do seu pai, seja pelo distanciamento social ou qualquer outro motivo, você pode enviar alguma cerveja ou bebida favorita dele junto com os ingredientes para essas receitas que o CyberCook trouxe e fazer uma chamada de vídeo para irem conversando enquanto fazem a receita juntos. A tábua de queijos e embutidos é uma ótima opção por ser bem rápida e prática, a não ser que a ideia seja um conversa bem longa, aí dá para pensar em preparos mais demorados como esse ragu de costela bovina.

Se seu pai gosta de cozinhar, você pode também dar de presente os utensílios para aquela receita, sejam eles facas, tábuas, panelas e etc. Qualquer coisa que possa marcar aquele momento e ser relembrada sempre até que os dois possam estar juntos mais uma vez.

E claro, se seu pai te ensinou alguma receita, faça essa receita e mande para ele para mostrar que mesmo longe, ambos continuam conectados.

Bom apetite aos dois!