Dicas para um strogonoff perfeito!

Publicada em: 06/02/2019 13:15

Strogonoff é dessas receitas fáceis de preparar e que todo mundo adora. Prato originário da culinária russa, o strogonoff se popularizou no mundo inteiro a partir da década de 50, tendo diversas variações da receita tradicional. Alguns ingredientes foram adicionados à receita, como os cogumelos fatiados (champignons), molho de tomate, cebola e, claro, o acompanhamento brasileiro mais delicioso de todos: a batata palha! E se você quer preparar um strogonoff caprichado, daqueles que parece tirado do livro de receitas da vovó, o CyberCook tem as melhores dicas para um strogonoff perfeito! Separe os ingredientes e anote as dicas:

Confira a receita completa de strogonoff de frango e carne!

Corte da carne

Seja o strogonoff de frango ou de carne bovina, é importante que a carne seja previamente limpa, tirando nervos e gorduras em excesso. O próximo passo é cortar a carne em cubinhos, ou filézinhos. É importante que sejam pedaços pequenos, para facilitar na hora de comer e deixar a apresentação do prato mais bonita. Além disso, quanto menores os pedaços da carne/frango, mais temperada e saborosa ela fica.

 

Molho fresco

Assim que a carne estiver dourada e refogada na cebola, óleo/azeite e outros temperos de sua preferência, adicione molho de tomate feito em casa. É muito simples de se fazer molho de tomate caseiro (veja a receita) e o sabor do strogonoff fica muito mais delicioso!

 

Toque especial

Quando o molho já estiver bem apurado junto da carne, é hora de dar aquele sabor especial que só o verdadeiro strogonoff tem: adicione 3 colheres (sopa) de conhaque e deixe o álcool evaporar. Coloque também 3 colheres (sopa) de ketchup e 2 colheres (sopa) de molho inglês. Experimente o sabor e ajuste o sal, se necessário.

 

Finalizando

Desligue o fogo do seu strogonoff e acrescente o creme de leite de sua preferência: o de caixinha, que já vem sem o soro, deve ser adicionado só depois de desligar o fogo para evitar que talhe. Outra opção é o creme de leite de lata, sem o soro, ou o creme de leite fresco, que pode ser adicionado com o fogo aceso sem que talhe. Mexa cuidadosamente até que o molho fique rosê e homogêneo. Sirva com arroz branco fresco e batata palha. Hmmm….

prato de strogonoff/cybercook

Strogonoff Vegetariano/Vegano

O strogonoff vegetariano ou vegano tem diversas opções e também fica delicioso. Strogonoff de cogumelos, berinjela, pinhão, palmito e queijo coalho são algumas das opções sem carne. Para deixar o prato vegano, utilize creme de leite de soja ou outro creme vegetal para incorpar o molho. Nossa sugestão é servir com chips vegetais: de batata doce, banana, abobrinha, mandioquinha etc. Experimente!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: