5 chefs renomadas e suas receitas famosas!

Publicada em: 07/03/2019 15:57

Liderar uma cozinha profissional e se consagrar como chef de destaque não é tarefa fácil - e fica um pouco mais difícil se você é mulher, já que o cenário sempre teve comando tipicamente masculino. No entanto, é cada vez mais comum ver mulheres chefiando a cozinha. E ser uma chef de cozinha está além do glamour que é retratado em filmes: o trabalho é árduo, pesado, cansativo e extremamente detalhista. E as mulheres estão ocupando esses lugares pra dizer que não só é possível, como necessário para a igualdade de gêneros e para o crescimento positivo e criativo da profissão. Confira a nossa lista com as chefs mais renomadas que inspiram a cozinha nacional e internacional com suas trajetórias de sucesso e receitas deliciosas!

Paolla Carosella

Autodidata, a chef argentina aprendeu a cozinhar ainda nova. Assistindo à programas de TV e com a referência de sua avó italiana, Paola fazia o jantar para a sua mãe ainda nova. Com 18 anos decidiu que seria cozinheira, quando nem existia curso profissional para a área. Toda sua bagagem profissional veio da experiência de trabalhar diretamente na cozinha com chefs renomados pelo mundo. No Brasil abriu seu primeiro restaurante e mais tarde inaugurou o famoso Arturito com sócios. Depois de passar por crises, Paola tornou-se dona majoritária do restaurante, sendo sucesso absoluto. Sua receita mais famosa e popular são as Empanadas Argentinas!

Helena Rizzo

Eleita melhor chef do mundo pela Revista Restaurant, Helena Rizzo seguiu o instinto de que a cozinha era o seu lugar. A gaúcha teve seus primeiros contatos com gastronomia quando morava em São Paulo e fazia bicos de garçonete. Juntou um dinheiro e embarcou para a Europa, estagiando em restaurantes italianos e espanhóis. Lá fora ela descobriu que cozinha podia ser um meio de expressão artística. Voltando ao Brasil, recebeu propostas de chefiar um restaurante, nascendo o famoso Maní: cozinha temporânea com ingredientes brasileiros, está entre os 10 melhores restaurantes da América Latina. Um dos pratos mais famosos da chef é o Risoto de Beterraba, alho poró e ingredientes que deixam o prato simples e sofisticado.

Nigella

A chef de cozinha britânica iniciou sua carreira como jornalista gastronômica pela Universidade de Oxford, editando o livro best seller How To Eat (Como Comer, em tradução livre). Depois do lançamento do seu segundo livro de culinária, Nigella tornou-se apresentadora em seu próprio programa de culinária. A britânica ficou famosa mundialmente com seu jeito simples de cozinhar pratos de todos os tipos: os especiais de Natal, pratos italianos e foodporns (receitas gostosas). Receita típica britânica, o Crumble de Ameixa da Nigella é uma sobremesa de fácil preparo e muito saborosa!

Bela Gil

Formada em nutrição, a culinarista e chef de cozinha começou a se interessar pelos benefícios físicos e mentais da culinária saudável. Mudou-se para Nova York e cozinhava suas refeições, e decidiu aprofundar-se na gastronomia natural, tornando-se personal chef de amigos e conhecidos. De volta ao Brasil, Bela Gil passou a ‘encabeçar’ uma revolução alimentar com o seu programa de culinária Bela Cozinha. Consciência alimentar, corpórea e ambiental, alimentação vegetariana, ayurvédica e macrobiótica são filosofias que foram moda na década de 70 e que voltaram a ser buscadas depois do fenômeno Bela Gil. A chef lançou livros e também comanda o Restaurante da Bela. Suas preparações com base em vegetais são simples e com sabores criativos. Uma de suas sobremesas famosas é o Creme de Pitaia com Maracujá, totalmente vegano.

Rita Lobo 

A ex modelo brasileira trocou as passarelas pela paixão por cozinhar. Em suas viagens como modelo, tinha curiosidade por provar as comidas típicas e dos diferentes países. Formou-se em gastronomia, tornando-se a ‘papisa’ das técnicas de cozinha. Lançou um dos primeiros sites de receita e culinária brasileiro, o Panelinha. Lançou livros e tornou-se apresentadora do programa Cozinha Prática, com receitas fáceis, ingredientes acessíveis e técnicas impecáveis explicadas para qualquer leigo tornar-se chef! Uma de suas receitas mais reproduzidas é o Bolo de Chocolate com Calda de Ganache, simples e sem erro!

Por Lívia Duarte

 

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: