1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Boeuf à la Bourguignonne

Já Fiz

Ingredientes (21)

Como Fazer

  1. 1.
    P R E P A R A C Ã O
  2. 2.
    Corte a carne em pedaços, respeitando a estrutura das fibras, mantenha a membrana que envolve os pedaços. Passe as tiras de bacon ou pancetta na mistura de salsinha e tomilho.Usando uma pequena faca, fure cada pedaço de carne, no sentido das fibras, uma ou duas vezes, enfiando nos orifícios a tira de bacon.
  3. 3.
    Coloque a carne para marinar durante 3 horas no azeite misturado ao tomilho e ao vinho tinto (vire os pedaços algumas vezes durante esse período)
  4. 4.
    Numa panela, cubra os cubos de toucinho com água e cozinhe em fogo baixo, deixe ferver por 2 ou 3 minutos e escorra. Frite os pedaços de toucinho no azeite quente ate ficarem dourados e crocantes, retire-os e reserve-os.
  5. 5.
    No mesmo óleo que restou dos toucinhos refogue as cenouras e as cebolas, mexendo por 30 minutos (as cebolas devem ficar ligeiramente marrons). Retire da panela escorrendo bem. Reserve.
  6. 6.
    Seque com um pano os pedaços de carne e doure-os no óleo que restou na panela, se necessário adicione mais azeite. Só tempere com sal após os pedaços de carne já terem sido virados uma vez.Baixe o fogo e polvilhe a carne com a farinha de trigo, vire os pedaços de carne de forma a dourar a farinha. Retire a carne e reserve.
  7. 7.
    Coloque de novo as cebolas e as cenouras na panela e misture bem, adicione o conhaque e despeje a marinada reservada, "levante o fundo" da panela dissolvendo os depósitos caramelizados no fundo da panela.
  8. 8.
    Retorne a carne para a panela, despeje o caldo de carne e se precisar, água fervente suficiente para cobrir a carne. Coloque o bouquet-garni, baixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar em fogo baixo por 2.30h a 3h. Mexa e desengordure umas duas ou três vezes durante esse tempo.
  9. 9.
    À parte, caramelize as cebolinhas na água , manteiga, sal e açúcar.
  10. 10.
    Refogue os cogumelos fatiados na manteiga e alho picados. Deixe secar acerte o sal, a pimenta e reserve.
  11. 11.
    Quando a carne estiver macia retire da panela, retire também as cenouras. Coe o molho restante numa peneira. Acrescente o cogumelo fatiado ao molho coado, junte novamente a carne e os pedaços de cenoura. Sirva na mesma caçarola com os cubos de toucinho e as cebolinhas caramelizadas à parte.
  12. 12.
    Posted by Jotabe
Essa receita foi copiada do "Blog Senhor Prendado". O Senhor Jotabe pratica uma culinária bastante elegante e sofisticada. Muito bom prá gente copiar e arrasar na cozinha!

Comentários (0)

AzeiteLanchesCarne de porcoReceitas com caldoCaldo de carneAlecrimBaconConhaqueLouroSalsinhaTomilhoVinho tinto secoPimenta do reinoManjericãoMúsculo

Boeuf à la Bourguignonne