Usos da Banana: aproveite todas as fases da fruta!

Você é do tipo que só come a banana crua e madura? Espera uns dias para ela amadurecer direito, mas se começar a amadurecer demais, já acha que não dá mais pra aproveitar? Saiba que é possível aproveitar todas as fases dessa fruta! 

As receitas com banana são as mais variadas. Podendo servir como substituta de ovos ou apenas crua, cada fase da banana tem sua especificidade e em todas há uma receita para você conhecer. Se interessou? CyberCook te conta como aproveitar ainda mais a fruta queridinha do Brasil!

Verde: Já ouviu falar em biomassa de banana verde? A biomassa é uma massa ou purê feito com a banana verde, que funciona substituindo diversos espessantes, como creme de leite, leite condensado, maionese, farinha de trigo… Ou seja, ela é perfeita para quem tem intolerância a glúten e lactose, já que além de substituir esses ingredientes, a biomassa enriquece qualquer bebida ou refeição por ser rica em fibras, ter triptofano (ajuda a formar o hormônio serotonina, responsável pela sensação de bem-estar) e reduzir a absorção de gordura no organismo. Além de tantos benefícios, a biomassa é super fácil de fazer, você pode conferir aqui.

bananaverde/cybercook

Quase madura: A banana tá amarelinha, mas ainda não ficou 100% madura? É nesse momento que você já pode começar a comê-la crua ou… que tal empanar? A banana quase madura é perfeita para ser empanada ou frita, pois ainda tem uma consistência mais dura, o que ajuda a empaná-la melhor. 

bananaquasemadura/cybercook

Madura: A banana já está amarelada e começa a ter manchas. Alguns estudos indicam que quanto mais madura a banana, mais benefícios ela tem e, também, mais formas de consumi-la! As receitas com banana madura são diversas, mas você já tomou um sorvete de banana ou fez panquecas? Essa é a melhor fase para aproveitar a fruta e testar novas receitas!

bananamadura/cybercook

Muito madura: Agora há mais manchas e você não conseguiu consumir todas as bananas a tempo? Calma, não precisa jogar nada fora! Apesar de não estarmos acostumados a comê-la assim, muito madura e crua, a banana nesta fase é ideal para bolos, pães e saladas de frutas! É só usar a criatividade!

bananamuitomadura/cybercook

Passada: Demorou para comer e lá se foi a banana. Ficou passada. Mas não se preocupe, o CyberCook te ensina a reaproveitá-la! Você sabia que a banana passada é perfeita para substituir ovos nas receitas? Sim! Nessa fase, ela possui uma textura ideal, assim como quando estava verde, para fazer um purê e servir como substituta, o que é muito bom para pessoas alérgicas e vegans. 

bananapassada/cybercook

Agora que você já sabe como usar a banana em todos os seus estados, nada de desperdiçar esse tesouro brasileiro, ok?!