Categorias
Cardápios

Usos da Banana: aproveite todas as fases da fruta

A banana é uma das queridinhas de origem natural na hora de se escolher uma fruta para comer: em sua forma crua, pura e madura, ela é doce e saborosa. Mas você sabia que dá para ir muito além da banana crua? É possível aproveitar todas as fases dessa fruta!

As receitas com banana são as mais variadas. Podendo servir como substituta de ovos ou apenas crua, cada fase da banana tem sua especificidade e em todas há uma receita para você conhecer. Se interessou? O CyberCook te conta como aproveitar ainda mais a fruta queridinha do Brasil!

Verde: Já ouviu falar em Biomassa de Banana Verde? A biomassa é uma massa ou purê feito com a banana verde, que funciona substituindo diversos espessantes, como creme de leite, leite condensado, maionese, farinha de trigo… Ela é recomendada para pessoas com intolerância a glúten e lactose e ainda enriquece qualquer refeição por ser rica em fibras. Além de tantos benefícios, a biomassa é super fácil de fazer, você pode conferir aqui.

Além disso, você pode fazer uma deliciosa receita de Chips de Banana-da-terra Verde, garantindo um delicioso snack a partir desta espécie de banana.

Chips de Banana

Quase madura: A banana tá amarelinha, mas ainda não ficou 100% madura? É nesse momento que você já pode começar a comê-la crua ou… que tal empanar, com nossa receita de Banana à Milanesa? A banana quase madura também rende uma deliciosa Banana Frita, pois ainda tem uma consistência mais dura.

Banana frita

Madura: A banana já está amarelada e começa a ter manchas, o que significa que está madura e em seu melhor momento para o consumo! As receitas com banana madura são diversas, mas você já tomou um Sorvete de banana ou fez Panquecas de Banana? Essa é a melhor fase para aproveitar a fruta e testar novas receitas!

Panqueca de banana

Muito madura: Agora há mais manchas e você não conseguiu consumir todas as bananas a tempo? Calma, não precisa jogar nada fora! Apesar de não estarmos acostumados a comê-la assim, muito madura e crua, a banana nesta fase é ideal para fazer Pão de Banana e uma Salada de Frutas! É só usar a criatividade!

Bolo de Banana Caramelada

Passada: Demorou para comer e lá se foi a banana. Ficou passada. Mas não se preocupe, o CyberCook te ensina a reaproveitá-la! Você sabia que a banana passada é perfeita para substituir ovos nas receitas? Sim! Meia xícara de banana amassada equivale a um ovo nas receitas, mantendo a mesma textura e função. Sendo assim, você pode fazer uma infinidade de receitas com este ingrediente, se provando uma boa substituição para quem é alérgico ou segue uma dieta vegana! O ingrediente pode render, por exemplo, uma infinidade de bolos de qualquer sabor, incluindo umBolo de Banana Caramelizada com banana madura.

Bolo de Banana Caramelizada