Trocando ingredientes para uma alimentação mais equilibrada

Publicada em: 05/05/2020 16:38

Ter uma boa alimentação é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e uma boa saúde física e mental. O maior segredo para isso é ter uma alimentação equilibrada, que leva em conta todos os grupos alimentares e os nutrientes necessários. No Brasil, a dieta-base costuma levar arroz, feijão, legumes e alguma proteína.

Devido ao estado atual de quarentena, onde mais pessoas estão cozinhando e comendo em casa, que tal testar uma alimentação mais equilibrada, adequando aos poucos a sua alimentação e descobrindo novos gostos e sabores?

O CyberCook separou 4 dicas de substituições no dia a dia para ter uma alimentação saudável.

Iogurte/CyberCook

1. Experimente a "versão caseira" dos seus alimentos preferidos

Que tal reinventar os alimentos que você gosta, fazendo sua própria versão de vez em quando? Além de te dar uma folga dos produtos industrializados, também pode te ajudar a economizar. Você pode, por exemplo, fazer seu próprio iogurte natural batido com frutas e deixar a sobremesa com a sua cara.

2. Troque farinhas pelas versões integrais

Não só a farinha de trigo integral, mas também os produtos feitos dela. Adicionar pão integral, arroz integral ou macarrão integral à sua dieta é uma forma de manter o sabor, com ingredientes mais nutritivos e os produtos integrais podem trazer diversos benefícios para a saúde. Na hora de fazer um bolo, por exemplo, você pode dividir meio a meio, usando farinha integral em metade do bolo. Ou você pode começar a fazer seu próprio pão integral e ter um café da manhã mais saudável.

Grãos/CyberCook

3. Grãos e frutas para substituir os doces

Você pode trocar o cereal matinal pela granola caseira ou as barrinhas de cereal por um mix de frutas secas e castanhas, por exemplo. As frutas e grãos são deliciosas opções para o lanche e a sobremesa, como este delicioso cookie com granola. Além disso, na hora de adoçar, existem bons substitutos para o açúcar branco, como o açúcar mascavo, o açúcar demerara e os adoçantes naturais.

4. Experimente aos poucos

Não é preciso fazer uma mudança radical: lembre-se de que estamos falando de uma alimentação equilibrada. Para construir esse equilíbrio, é preciso pensar a longo prazo e ir se adaptando aos poucos, para que a mudança se torne um hábito. Que tal inserir uma fruta ou um produto integral na refeição que você já costuma fazer desde sempre? Com pequenos ajustes na alimentação, você encontra o equilíbrio e ainda se delicia com comidas que são a sua cara!

Grãos/CyberCook

Gostou das dicas? Confira também nossa matéria sobre lanches rápidos e snacks leves.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: