Pudim de Leite Condensado, o queridinho do Brasil

Publicada em: 05/02/2021 16:38

Agora sim estamos falando da sobremesa que é unanimidade nacional. Sério, se existe alguém que não gosta de pudim de leite condensado é porque nunca experimentou!

Ou ao menos não experimentou um bem feito (plantando a discórdia rs).

Até porque, existem muitas variações de pudim e os preparos variam dos mais simples com leite condensado, açúcar e ovo, aos mais sofisticados com extrato de baunilha, mas o que todos têm em comum é que são deliciosos.

Vamos conhecer mais um pouco dessa sobremesa incrível e também algumas receitas selecionadas do CyberCook para você fazer o Pudim de Leite Condensado perfeito do seu jeito.

Boa leitura.

Quem teve essa ideia genial?

Grande parte do sucesso do Pudim de Leite Condensado, além do sabor é claro, é a praticidade. Estamos falando de uma receita que usa praticamente 3 ingredientes e tem um preparo super-rápido, e que dá água na boca só de pensar.

O criador do pudim de fato, não sabemos ao certo, mas a origem especula-se que tenha sido na Grã-Bretanha, por volta do século XVII que é de onde datam os primeiros registros da receita, mas pode ser que venha de ainda mais longe.

É bom diferenciar, pois a palavra de origem em inglês é pudding que em tradução livre seria “sobremesa”, que no caso, normalmente tinha essa textura gelatinosa. Tanto é, que por lá, mais precisamente em Yorkshire, existe uma receita antiga de pudim salgado muito tradicional, que leva farinha de trigo e gordura animal para dar a textura semelhante à que encontramos nos doces de hoje em dia.

Mas voltando à sobremesa, depois de sair do Reino Unido e chegar a Portugal, a receita de pudim ganhou um aspecto mais próximo do que conhecemos hoje.

Portugal tem uma tradição secular em termos de confeitaria, principalmente com o uso de ovo como ingrediente principal, como podemos ver nos quindins e pastéis de Belém maravilhosos que são feitos por lá. Então, quando o pudim chegou lá na terrinha, ganhou a adição do ingrediente com a finalidade de dar a textura de gelatina da massa, substituindo o amido ou a gordura que os ingleses utilizavam, e isso deixou ainda mais saborosa.

Nesse ponto da história sabemos quem foi o gênio por trás da obra. Foi um abade português que pegou a receita original inglesa e a simplificou para algo próximo do que conhecemos hoje.

Na época, o clérigo não divulgava a receita para ninguém, mas quem comia ficava fascinado e implorava por mais. 

Não demorou para que os confeiteiros da região tentassem replicar a receita sem muito sucesso. Anos depois, após a morte do abade, finalmente os ingredientes foram revelados: açúcar, gemas de ovo, água e toucinho de porco para dar a textura gelatinosa, e na época era chamado de Pudim de Priscos.

E foi com essa base que a sobremesa foi sendo refinada ao longo dos anos, e quando os portugueses a trouxeram para o Brasil, encontrou finalmente o leite condensado e ali se formava o casamento perfeito, gerando o pudim que comemos até os dias de hoje.

Essa história serve principalmente para te mostrar que vale a pena experimentar e testar na hora de cozinhar, as bases das receitas são apenas um guia para você seguir, mas nós acreditamos que o grande diferencial de um bom prato é a criatividade do cozinheiro, desde que conheça as técnicas e harmonizações básicas de ingredientes.

Então, deixaremos algumas receitas de Pudim de Leite Condensado para você escolher e mandar ver:

Com furinho ou sem furinho?

Essa é a discussão mais comum quando falamos de pudim de leite condensado. Uns gostam com os furinhos e outros preferem sem, mas será que isso faz tanta diferença assim?

Com furinho ou sem furinho

Na verdade, depende do paladar de cada um, pois o que acontece é que quando batida no liquidificador, a massa do pudim incorpora mais ar, e na hora de ir ao forno, ela ferve rapidamente, expulsa o ar e forma aqueles furinhos. 

Quem gosta sem furinho, vai ter que esquecer o liquidificador e bater a massa na mão mesmo, e o cozimento tem de ser feito em banho maria, de forma mais lenta, assim a massa fica mais lisinha, pois o ar vai saindo aos poucos.

É uma questão de paciência.

No sabor, a diferença está na calda, pois com furinhos ela vai penetrar mais, deixando o pudim mais doce, sendo assim, é como mencionamos, vai do paladar de cada um, ou da preferência estética de ver o pudim de leite condensado lisinho ou furadinho.

A calda também é algo importante para o pudim e fazer aquele caramelo sem amargar é algo que requer atenção. Nossa dica é derreter o açúcar numa panela de fundo grosso em fogo baixo e observar o ponto. Quando tiver com aquele dourado característico, coloque a água. Cuidado para não passar do ponto, pois caramelo amargo no pudim ninguém merece.

Quanto a calda, não se prenda só ao caramelo, essa é a melhor hora para experimentações. Tem calda de morango, de ameixa, de chocolate e o que mais você quiser testar.

Com ou sem furinho e com a calda preferida, faça o seu Pudim de Leite Condensado, simples, prático e com poucos ingredientes. É a sobremesa favorita de muita gente, então aprender a prepará-la, de forma bem-feita é uma habilidade de se orgulhar.

Divirta-se na cozinha e bon appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: