Por que comer frutas da época: os impactos na saúde e no planeta

Publicada em: 26/02/2020 17:07

As frutas formam um extenso grupo de alimentos deliciosos e nutritivos, essenciais para uma alimentação saudável. Muitas delas ficam disponiveis o ano todo, graças aos métodos de conservação, mas cada estação do ano tem diferentes tipos de frutas que amadurecem em maior quantidade, já que as condições são mais favoráveis para a colheita delas. São as chamadas frutas da época.

Mas quais os benefícios de comer frutas da época? O CyberCook separou alguns motivos que explicam porque comer as frutas da época é melhor para a nossa saúde e o planeta em que vivemos.

  1. Frutas da época são mais saudáveis por conter menos conservantes: Os conservantes são usados nas frutas para que elas tenham uma vida útil maior. Produtos químicos e processos como o branqueamento podem ser usados nas frutas e afetar o sabor e os nutrientes das frutas. No caso das frutas da época, existem menos desses processos, pois elas já estão no período esperado de vida útil.
  2. O cultivo agride menos o planeta: Outro ponto importante é que menos fertilizantes são usados na plantação, já que a colheita é esperada independente do incentivo, então é menos comum o uso de defensivos agrícolas que fazem mal à terra.
  3. Elas são mais baratas, porque estão em maior quantidade: Frutas da época oferecem uma vantagem na economia. Já ouviu falar da lei da oferta e da procura, certo? É isso mesmo o que acontece. Se uma fruta está na sua época de colheita, há uma abundância na quantidade e o preço diminui.
  4. Elas estimulam a produção local e ajudam o planeta: No caso das frutas fora de época, é comum que as frutas sejam importadas e dependam de processos maiores de conservação, refrigeração e transporte - o que afeta o sabor e o preço. Já nas frutas fora de época, a produção local entra em jogo, movimentando a economia e trazendo produtos com um sabor mais fresco.

Se depois desses motivos você ficou com vontade de provar frutas da época e aumentar o colorido do prato, não deixe de conferir o especial do CyberCook com as melhores receitas de frutas, verduras e legumes da estação.

Refrigerante de Laranja

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: