O que é e como fazer manteiga ghee!

Publicada em: 13/11/2019 17:44

Talvez você já tenha ouvido falar por aí sobre a manteiga ghee ou a manteiga clarificada. Mas sabe mesmo o que é?

Pra simplificar, esse tipo de manteiga é a comum que conhecemos, porém ela passa por um processo de clarificação, que retira todos os carboidratos e proteínas, restando apenas a gordura. Falando assim parece meio ruim, mas essa manteiga é muito querida em várias cozinhas, como na culinária indiana, por exemplo, em que grande parte dos pratos é feito com esse ingrediente especial! Por possuir pouca ou zero proteína do leite, essa manteiga é uma opção para pessoas que possuem intolerância ou sensibilidade à lactose.

manteigaghee/cybercook

Com a ghee, algumas técnicas na cozinha mudam. Ela é uma manteiga que alcança níveis mais altos de temperatura, sem queimar, além de ganhar mais tempo de conserva e uma qualidade superior. Mas não é só para o ato de cozinhar que ela é boa! Esse tipo de manteiga tem alguns benefícios bem específicos, como por exemplo, ela é rica em vitamina A, é antioxidante e ainda é mais fácil de digerir que as outras! Mas claro, como tudo, não pode ser consumida em excesso, afinal é pura gordura. 

manteigaghee/cybercook

O processo de clarificação é bem fácil de fazer e você pode testar hoje mesmo em casa! Use a sua manteiga normal e a derreta em fogo baixo, deixe ela derreter toda e não se preocupe em mexer. Quando uma espuma branca começar a se formar na superfície, retire-a com uma escumadeira ou espátula e descarte. Fique atento para não ferver! Quando não formar mais espuma e você conseguir ver o fundo da panela, desligue e deixe a manteiga descansar por uns 5 minutos, depois é só coar para filtrar os resíduos que ficaram e pronto! Sua manteiga ghee está feita e agora é só guardar em um pote hermético!

manteigaghee/cyebrcook

Agora que você sabe fazer sua própria manteiga clarificada, teste essas 5 receitas que o CyberCook separou e veja a diferença!

Batata Fundida

batatafundida/cybercook

Biscoito Cítrico de Limão Sem Glúten e Sem Lactose

biscoitolimao/cybercook

Cookie de Nozes Sem Gluten e Sem Lactose

cookienozes/cybercook

Purê de Banana

puredebanana/cybercook

Medalhões de Filé Gratinados em Crosta de Champignons

medalhao/cybercook

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: