O que faz com que um prato seja gostoso? Pensando nisso, um professor dos EUA decidiu pesquisar o que faz nosso cérebro perceber algo como "saboroso": neurogastronomia! Veja mais sobre esse resultado abaixo.
Diferente do que se pensa, o aroma é o fator principal para o nosso paladar. Nossa língua só é capaz de reconhecer os gostos primários (salgado, doce, amargo, azedo e umami). Todo o resto é sentido pelo nariz!
Faça um teste: Coma algo tapando o nariz. O gosto não muda completamente? É por isso que quando estamos gripados, não sentimos direito o sabor da comida.
Os nossos sentidos trabalham em conjunto para que possamos aproveitar um belo prato de comida. A visão também é muito importante: com ela, nosso cérebro define o que parece ser bom ou não para comer.
Tudo o que tiver uma cor viva "se torna" mais gostoso, e os alimentos com cores "esquisitas" logo nos fazem torcer o nariz.
Qual desses 3 pratos parece mais apetitoso?
Com essas pesquisas, alguns restaurantes começaram a servir uma experiência gastronômica completa: com aromas, cores, sons e sabores selecionados.
O nome desse prato de ostras é "Sound of The Sea" (Som do Mar). Ele vem com um fone de ouvido que reproduz o barulho de ondas.
Outra coisa que nos sugestiona sem a gente perceber é o "rótulo" da comida ou da bebida. Foi comprovado que nós achamos que algo é mais saboroso quando o produto é mais caro.
O experimento foi simples: Fizeram nos EUA uma degustação de dois bolos idênticos, dizendo que um custava 10 dólares, e o outro, $50. Todos os participantes disseram que o bolo de $50 era mais gostoso!
Profissionais degustam às cegas, para que o rótulo não influencie sem querer no gosto.
Interessante como nossa cabeça funciona, não? Faça testes de neurogastronomia em casa, experimente o mesmo alimento em diferentes situações. É uma atividade divertida e os resultados são surpreendentes! :)
Fotos: Reprodução - Planet Science / Pinterest/ The Guardian