Molho Pesto italiano com substituições acessíveis

Publicada em: 02/12/2021 10:24

Suas macarronadas, saladas e até sandubas jamais serão os mesmos após essa ótima receita de molho pesto.

Acompanhe a versão legítima italiana e as adaptações que você pode fazer para viabilizar esse preparo.

Boa leitura.

Molho Pesto

Pinoli ou pinhão?

O pinoli é um dos responsáveis pelo sabor marcante de um molho pesto tradicional à italiana, mas quando queremos fazer uma versão por aqui, não é tão fácil de achar e nem tão barato assim.

Retirado de um pinheiro específico da Europa, mais precisamente da região do mediterrâneo, o pinoli é muito usado na culinária árabe em geral, e na cozinha italiana tem essa participação fundamental no pesto.

Por aqui temos algumas opções muito parecidas e bem mais acessíveis para que você possa fazer um molho saboroso. 

O pinhão, que é basicamente a semente das araucárias, é uma boa alternativa para utilizar no seu molho pesto e é facilmente encontrado no sul do país, principalmente no Paraná, que tem até uma cidade famosa chamada São José dos Pinhais.

Se ainda assim não encontrar o pinhão, o molho pesto pode funcionar também com castanha do pará, amêndoas e até amendoim, pois essas oleaginosas tem a função mais de liberar seus óleos para o molho do que sabor em si, já que esse molho depende mais é da presença do manjericão.

Receita de molho pesto

Para fazer essa deliciosa versão de molho pesto Comprar os ingredientes, vamos usar os pinolis e o queijo parmesão, mesmo que tradicionalmente usem o queijo pecorino, porém este é difícil de encontrar por aqui e não queremos que isso te prive de provar esse molho nas suas saladas, na macarronada ou até mesmo num sanduíche.

Ingredientes

  • Manjericão 60 gramas
  • Alho 2 dentes
  • Pinolis 40 gramas
  • Azeite 1/2 xícara (chá)
  • Parmesão a gosto

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer molho pesto

  1. No liquidificador, coloque folhas de manjericão fresco (ou rúcula ou agrião ou salsinha ou coentro), alho, pinoli (ou castanha de caju ou nozes ou amendoim), azeite, queijo parmesão ralado a gosto, sal a gosto e pedras de gelo.
  2. O gelo serve para manter a cor das folhas.
  3. Bata bem.

Mais receitas pesto

Melhor ainda com massa fresca

Como já deixamos claro, não tem “jeito certo” de saborear seu molho pesto, uma vez que ele vai bem na salada, na torradinha e até num sanduíche de frios.

No entanto, é seguro dizer que o jeito mais tradicional é comê-lo junto com uma bela macarronada, e nesse caso é melhor ainda se for feita com massa fresca.

E antes que você se assuste achando que tem que ser chefe de cozinha para fazer um belo macarrão caseiro, saiba que seguindo o passo a passo certo, é possível fazer massa fresca em casa sem muita dificuldade.

O preparo é basicamente água, ovos, azeite, farinha de trigo e uma pitada de sal, e seu maior ponto de atenção será na hora de abrir a massa ( nesse caso ter uma daquelas máquinas facilita muito a sua vida na cozinha).

Dê uma olhada na receita completa e no passo para fazer uma massa fresca deliciosa para comer junto com seu molho pesto caseiro.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: