Molho Barbecue, a alma do churrasco americano

Publicada em: 19/07/2021 16:38

Dos alimentos comuns do nosso dia-a-dia, talvez as carnes sejam as que mais se beneficiam de molhos nos seus preparos.

Temos receitas icônicas mundo afora que comprovam isso, como o entrecôte francês, o strogonoff russo, entre outros. 

Porém, hoje vamos ao sul dos Estados Unidos para falar um pouco do molho barbecue, esse condimento maravilhoso que  mudou a forma de consumir churrasco.

Boa leitura.

Molho Barbecue

Churrasco americano é com barbecue

Barbecue em si significa churrasco, e o molho leva esse nome pois é feito em um processo de defumação, então no seu sabor característico tem notas que lembram os assados de um churrasco americano típico.

O molho agridoce e originalmente mais picante, surgiu provavelmente no sul dos Estados Unidos, ainda na época da expansão, por isso tem fortes componentes da cultura mexicana no seu preparo.

Esse encontro de culturas, do molho inglês com a pimenta caiena, ajudou os viajantes a criarem um molho que é sinônimo de churrasco, literalmente.

Receita de molho barbecue

A receita americana tradicional leva catchup para encorpar o molho e vinagre para dar acidez, por isso o açúcar é importante para equilibrar os sabores e ainda chegar na consistência cremosa que um bom molho barbecue pede.

Confira nosso passo a passo que não tem erro:

Ingredientes

  • Catchup 2/3 xícara (chá)
  • Vinagre de Maçã 2 colheres (sopa)
  • Molho Inglês 1 1/2 colheres (sopa)
  • Açúcar 1 1/2 colheres (sopa)
  • Água 1/2 xícara (chá)
  • Sal a gosto
  • Cravo-da-Índia a gosto
  • Canela-da-China em pó a gosto
  • Pimenta Caiena a gosto

Como fazer molho barbecue caseiro

  1. Misture todos os ingredientes, devem estar todos frios. A dica é ir experimentando o molho e se achar que é necessário pode ir adicionando mais catchup.
  2. Quem escolheu usar temperos deve ir adicionando os mesmos de forma a chegar ao ponto de sabor desejado.

Molho Barbecue

Se você quer reduzir a acidez do seu molho pode levá-lo ao fogo, com isso é possível reduzir ou evaporar a água e o vinagre. Para que dure basta colocar na geladeira e ir usando aos poucos no seus churrascos.

O molho barbecue é tão delicioso que dá para comer com arroz branco até, porém tem receitas que exploram o potencial dessa iguaria, e separamos algumas para você fazer em casa:

BBQ: cortes americanos para o seu churrasco

Não foram só os molhos americanos como o barbecue que caíram no gosto dos brasileiros, pois cada vez mais temos visto cortes tradicionais dos Estados Unidos aparecendo nas prateleiras dos mercados.

Mas de fato, quais as grandes diferenças entre os cortes nossos e os gringos?

Precisamente é uma questão cultural e em geral, nós temos equivalência brasileira para a grande maioria dos cortes importados que vemos, o que muda é a forma de preparar.

Por exemplo, o prime rib americano, corte macio e suculento, é a nossa bisteca bovina, e o ribeye é nosso filé de costela.

Agora, puxando um pouco para nosso lado, temos a picanha, que é essa delícia de suculência e maciez, e é totalmente brasileira, não tem nem equivalente americano.

Em todo caso, cada um desses cortes tem por particularidade aproveitar partes do boi de uma maneira que valoriza a textura da carne e também o sabor, portanto a nomenclatura é o menos importante, é mais para você fazer uma média no churrasco dizendo que trouxe uns cortes importados para brasa.

Agora, esse molho barbecue que você acabou de aprender, esse sim vai fazer uma baita diferença no sabor do seu churrasco, que vai ficar com sabor típico americano, independente do corte que você escolher.

Experimente e depois nos conte os resultados.

Bom apetite e bom churrasco.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: