Mindful eating: conheça essa técnica e seus benefícios!

Publicada em: 29/01/2020 14:08

Você sabe identificar quando está realmente com fome? Consegue aproveitar completamente a sua refeição? O mindful eating vem para ensinar tudo isso!

Essa prática, também conhecida como “comer com atenção plena”, promove uma mudança de comportamento alimentar para quem tem interesse em uma alimentação mais consciente. Isso quer dizer que, ao nos alimentarmos, estaremos mais atentos aos sabores, sensações e texturas, aromas, e, principalmente, ao sinais que o nosso corpo passa durante esse momento.

Ao realizar essa técnica, é possível identificar todos os tipos de fome: a real, a vontade de comer por impulso ou a fome emocional/psicológica, quando comemos para nos confortar e, também, entender quando estamos satisfeitos. Por prestar mais atenção aos nossos atos, o mindful eating consegue promover uma elevação do bem-estar, uma melhor digestão e torna possível a identificação de possíveis gatilhos emocionais.

Para focar 100% na comida e conseguir praticar o essa técnica prega, é necessário seguir alguns passos. Resumimos alguns aqui, confira:

1. Sente-se à mesa de maneira confortável, evitando distrações como celular ou televisão.

2. Coma devagar, prestando atenção no cheiro da comida, na textura e sabor. 

3. Tente estar ao máximo presente no momento. Feche os olhos e se concentre no que está mastigando.

4. Observe quais são as emoções que sente enquanto faz a refeição: alegria, conforto, gratidão, solidão…

5. Após comer, tente dar uma nota para a sua fome e para a sua saciedade. Isso é importante para você entender sobre quantidades de comida que precisa ingerir.

Quer usar essa técnica na prática? O CyberCook agora vai te apresentar 5 receitas para você degustar não só com o paladar, mas com o olfato e visão também, exatamente como o mindful eating prega!

Homus de Beterraba

homusdebeterraba/cybercook

Tabule

tabule/cybercook

Bolo Toalha Felpuda com Leite de Coco

bolotoalhafelpuda/cybercook

Abobrinha Refogada

abobrinharefogada/cybercook

Banana Assada com Canela

bananaassadacomcanela/cybercook

 

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: