Categorias
Cardápios

Maravilhas do coco: Cocada e suas raízes africanas

A cocada é um dos doces mais populares do país, e tem em todo estado com pouquíssimas variações da receita original.

Então, venha aprender a fazer uma cocada maravilhosa, e saber mais das origens dessa iguaria.

Boa leitura.

Cocada de leite condesado

Simbologia histórica

É muito difícil precisar historicamente a origem de algumas receitas, mas quanto à cocada, sabemos que é uma receita com muita tradição africana, que provavelmente surgiu com os escravizados que trabalhavam nas grandes fazendas nos tempos de Brasil colônia.

O uso do coco como um todo na culinária africana é muito marcante, principalmente do leite do coco, que foi responsável por nos dar a moqueca por exemplo, e aqui no litoral brasileiro, principalmente na Bahia, havia coco em abundância, o que criou um cenário muito propício para sua aplicação em receitas variadas.

O consenso histórico mais provável é que a abundância de cocos, somados aos engenhos que começaram a produzir açúcar em grandes quantidades, proporcionou as condições ideais para o surgimento da cocada.

Na verdade era comum que os escravizados se reunissem à noite para dançar e preparar receitas, fazendo calda de açúcar e misturando com frutas, uma delas o coco ralado, que seria um ancestral para a cocada como temos hoje.

Posteriormente as influências europeias, portuguesas principalmente, ajudaram a moldar mais a cocada, acrescentar elementos e transformá-la nesse doce incrível que temos hoje em dia.

Receita de cocada

A nossa receita de hoje está um tanto longe da original, pois vamos aproveitar de um ingrediente mais moderno para um preparo mais prático e gostoso.

O leite condensado deixa essa cocada com uma textura mais mole e um sabor mais suave, sendo assim um doce irresistível, que é difícil parar de comer.

Essa versão ainda é mais prática, pois em 15 minutos fica pronta.

Chega de papo e vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  1. Coco ralado 50 gramas
  2. Leite condensado 1 lata
  3. Açúcar 200 gramas

Como fazer cocada

  1. Coloque no fogo baixo e vá mexendo sem parar.
  2. Depois de 15 minutos, aumente o fogo, e continue a mexer até desgrudar da panela.
  3. Unte um recipiente com margarina, e espalhe bem a cocada. Deixe esfriar e corte em cubos.

Mais receitas de cocada

Coco como substituto

A cocada, seja branca ou preta, é uma das melhores coisas que você pode fazer com o coco, mas estão longe de serem as únicas.

A verdade é que a mesma abundância que permitiu os escravizados a criarem um ancestral do doce, é o mesmo atributo que faz do coco algo tão presente na nossa culinária, transitando perfeitamente em receitas salgadas como moqueca e bobó, até nas doces como a própria cocada e o tradicional beijinho.

Contudo, só recentemente que o coco e seus derivados demonstraram uma nova faceta de aplicação que tem sido muito importante: substituir produtos de origem animal.

Isso mesmo, com o crescimento do movimento vegano e do vegetarianismo o coco tem se mostrado um grande aliado, pois seu leite substitui o de vaca em várias receitas como bolos e brigadeiros, seu óleo substitui o uso de manteiga e até a sua carne pode ser usada para substituir a de animais e fazer versões veganas de muitos pratos tradicionais.

Talvez aquele dito popular sobre o “rei da cocada” se refira ao próprio coco, pois uma fruta tão versátil assim, merece esse título de realeza.

Experimente essa cocada em casa e use mais o coco no seu dia a dia.