Categorias
Cardápios

Lentilha da virada para fazer o ano todo

A lentilha é uma das leguminosas mais nutritivas, porém uma das menos consumidas aqui no Brasil.

Seja pela tradição de comer só no fim de ano ou por falta de hábito, fato é que esse prato merece destaque o ano todo, e com essa receita você vai poder comer lentilha quando quiser.

Boa leitura.

Lentilha

Desavença por lentilhas

Uma das histórias mais interessantes e mais antigas envolvendo lentilhas está na Bíblia, mais precisamente na desavença dos irmãos Esaú e Jacó.

Ambos eram filhos gêmeos de Isaac, portanto herdeiros e futuros líderes da família descendente do profeta Abraão.

Esaú nasceu primeiro, com Jacó segurando seu calcanhar para tentar passar na frente, e essa briga se estendeu por toda a vida dos irmãos, afinal, só o primogênito teria direito a herdar tudo do pai.

Foi numa dessas “brigas pela liderança” se podemos dizer assim, que Jacó ardilosamente convenceu o irmão Esaú a vender o título de primogênito por um prato de lentilhas, fato que fez o irmão se tornar um dos líderes judaicos mais prolíficos da história, e daí começou a associação da lentilha com prosperidade.

Receita de Lentilha

Principalmente na virada de ano a lentilha é tradicionalmente consumida baseada na crença de que irá abençoar o próximo ano trazendo prosperidade financeira, por isso acaba sendo um prato muito ligado a essa data, quando na verdade essa leguminosa tem muita coisa boa a oferecer o ano todo.

Por isso trouxemos um preparo maravilhoso de lentilha , daqueles que vale a pena vender a herança para comer, rs.

Brincadeiras à parte, vamos ao passo a passo.

Ingredientes

  • Lentilha 500 gramas
  • Linguiça Calabresa Defumada 1 unidade
  • Bacon 50 gramas
  • Alho 3 dentes
  • Louro 2 folhas
  • Tomate 1 unidade
  • Cebola 1 unidade
  • Pimentão Verde 1 unidade
  • Orégano 1 colher (sobremesa)
  • Sal a gosto
  • Tempero pronto em pó 1 envelope

Como fazer Lentilha

  1. Em uma panela média adicione o bacon, o alho e a cebola deixe dourar.
  2. Acrescente a linguiça e deixe fritar bem em fogo baixo durante 5 minutos.
  3. Coloque a lentilha, mexa por 1 minuto.
  4. Adicione os outros ingredientes e 1 xícara (chá) de água.
  5. Mexa bem e deixe ferver em fogo médio por 10 minutos.
Lentilha

Mais receitas de lentilha

Intercale com o feijão

Nutricionalmente a lentilha é mais completa que o feijão, pois possui bastante ferro, mas também é repleta de potássio, vitaminas, zinco e fibras, além de possuir pouquíssimas calorias.

Obviamente que estamos falando da lentilha cozida simplesmente, até porque um preparo recheadíssimo como trouxemos acima, é difícil ter poucas calorias, porém não é o tipo de prato para comer todo dia.

E também não é nossa ideia criar uma competição entre feijão e lentilha, pelo contrário. Nosso objetivo é mostrar que você pode variar nas leguminosas e aproveitar mais de seus benefícios, colocando mais saúde, e porque não, mais sabor no seu dia a dia.

Portanto, dê uma chance para a lentilha fazer parte das suas refeições, e numa ocasião mais especial como a virada de ano, faça a nossa receita completa, com todos os recheios que tem direito, assim você pode manter a tradição de ano novo e ainda ter muito mais sabor.

Bom apetite.