Categorias
Cardápios

Fricassê de frango: cozinha francesa no seu dia-a-dia

O Fricassê de Frango é uma receita que historicamente surgiu na França, em meados do século XVI, e apesar de não haver um consenso entre os historiadores, acreditasse que o significado do nome seja fritar em pedaços, frire que quer dizer “frito”, e casser, é “partido em pedaços”, ambos na língua francesa.

Apesar dessa mini aula de história, nosso objetivo aqui é te apresentar essa receita clássica de forma simples e prática.

E vamos combinar, apesar da origem francesa, o Fricassê de Frango já tem toda a cara do Brasil, com toques especiais que deixam a receita ainda mais gostosa.

Então, fique com a gente até o final e boa leitura.

Frango suculento e molho saboroso

Voltando a referência original da receita, na antigamente França era chamado de fricassê qualquer carne cozida em pedaços com molho branco, tradicionalmente o bechamel.

Mas quando chega ao Brasil, encontra a criatividade do nosso povo é algo incomparável, então era óbvio que a receita passaria por transformações culturais que a deixariam mais palatável e mais de acordo com a nossa cultura.

A receita de Fricassê de Frango que escolhemos leva batata palha, frango cozido desfiado entre outras coisas. Já para o molho, digamos que será uma releitura do que seria um bechamel clássico, porém mais prático, utilizando creme de leite sem soro e queijo muçarela.

Temos também outras receitas de Fricassê de Frango, das mais simples às mais elaboradas, confira:

O poder gastronômico do gratinado

Apesar do frango ser o mais popular, é possível fazer fricassê com outras carnes, como o camarão que mencionamos acima e até fricassê vegano, sem proteína animal.

A regra é ter uma proteína animal ou substituto vegano e um molho branco, e assim já pode se disser que tem um tipo de fricassê sendo preparado.

Isto posto, vamos começar pelo mais simples né, então vamos ao de Fricassê de Frango.

Para essa receita é importante considerar algumas coisas para que ela fique perfeita.

Para o molho, utilize creme de leite sem soro pois isso que dá a cremosidade para a receita.

O frango cozido e desfiado tende a ficar um pouco seco, por isso o molho mais consistente é importante. O tempero também é um ponto de atenção, por isso recomendamos o uso da pimenta do reino branca, pois é mais suave e não vai roubar o sabor dos outros temperos.

Nunca é demais reforçar, vá experimentando sua receita durante o preparo, principalmente para ir corrigindo a quantidade de sal e de outros temperos.

Coloque o frango e o molho na assadeira, aí é uma camada de mozarela e outra de batata palha, e manda pro forno.

As dicas finais para um sabor ainda mais destacado na receita são:

  1. Pode utilizar requeijão cremoso junto a muçarela para dar ainda mais cremosidade ao prato.
  2. Sobre a batata palha, pode colocar também um pouco de parmesão ralado, que na hora de ir ao forno vai gratinar e vai ficar espetacular, experimente.

No mais, divirta-se, teste, experimente e aprimore a receita de Fricassê de Frango.

E como sempre, mande pra gente que vamos adorar publicá-la.

Bon Appetit!