Fricassê de frango: cozinha francesa no seu dia-a-dia

Publicada em: 05/02/2021 15:59

O Fricassê de Frango é uma receita que historicamente surgiu na França, em meados do século XVI, e apesar de não haver um consenso entre os historiadores, acreditasse que o significado do nome seja fritar em pedaços, frire que quer dizer “frito”, e casser, é “partido em pedaços”, ambos na língua francesa.

Apesar dessa mini aula de história, nosso objetivo aqui é te apresentar essa receita clássica de forma simples e prática. 

E vamos combinar, apesar da origem francesa, o Fricassê de Frango já tem toda a cara do Brasil, com toques especiais que deixam a receita ainda mais gostosa.

Então, fique com a gente até o final e boa leitura.

Frango suculento e molho saboroso

Voltando a referência original da receita, na antigamente França era chamado de fricassê qualquer carne cozida em pedaços com molho branco, tradicionalmente o bechamel.

Mas quando chega ao Brasil, encontra a criatividade do nosso povo é algo incomparável, então era óbvio que a receita passaria por transformações culturais que a deixariam mais palatável e mais de acordo com a nossa cultura.

A receita de Fricassê de Frango que escolhemos leva batata palha, frango cozido desfiado entre outras coisas. Já para o molho, digamos que será uma releitura do que seria um bechamel clássico, porém mais prático, utilizando creme de leite sem soro e queijo muçarela.

Temos também outras receitas de Fricassê de Frango, das mais simples às mais elaboradas, confira:

O poder gastronômico do gratinado

Apesar do frango ser o mais popular, é possível fazer fricassê com outras carnes, como o camarão que mencionamos acima e até fricassê vegano, sem proteína animal.

A regra é ter uma proteína animal ou substituto vegano e um molho branco, e assim já pode se disser que tem um tipo de fricassê sendo preparado.

Isto posto, vamos começar pelo mais simples né, então vamos ao de Fricassê de Frango.

A receita completinha, com todas as medidas você pode conferir clicando aqui.

Para essa receita é importante considerar algumas coisas para que ela fique perfeita. 

Para o molho, utilize creme de leite sem soro pois isso que dá a cremosidade para a receita.

O frango cozido e desfiado tende a ficar um pouco seco, por isso o molho mais consistente é importante. O tempero também é um ponto de atenção, por isso recomendamos o uso da pimenta do reino branca, pois é mais suave e não vai roubar o sabor dos outros temperos. 

Nunca é demais reforçar, vá experimentando sua receita durante o preparo, principalmente para ir corrigindo a quantidade de sal e de outros temperos.

Coloque o frango e o molho na assadeira, aí é uma camada de mozarela e outra de batata palha, e manda pro forno.

As dicas finais para um sabor ainda mais destacado na receita são:

  1. Pode utilizar requeijão cremoso junto a muçarela para dar ainda mais cremosidade ao prato.
  2. Sobre a batata palha, pode colocar também um pouco de parmesão ralado, que na hora de ir ao forno vai gratinar e vai ficar espetacular, experimente.

No mais, divirta-se, teste, experimente e aprimore a receita de Fricassê de Frango.

E como sempre, mande pra gente que vamos adorar publicá-la.

Bon Appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: