Categorias
Dicas

Do café da manhã ao natal: Rabanada todo dia

O que você imaginaria fazer com pão e leite? Parece muito pouco, mas pode acreditar que são os dois ingredientes de uma receita ilustríssima: a Rabanada. Não, não é rabada, esse aqui é o doce feito com aquele pão amanhecido que você já nem sabia o que fazer mais!

Se você já conhece a rabanada, provavelmente faz esse preparo no natal, já que é um clássico dessa época. Mas saiba que é uma receita barata, simples e rápida, ótima para todos os dias no seu café da manhã e que outros países já consomem ela dessa maneira!

Agora, se você não conhece essa receita e ainda confunde com o ensopado de rabo de boi, aqui vai a receita completa e muita história para que você nunca esqueça!

Rabanada

De macio para bem crocante!

Ingredientes

  • Óleo de soja 1 copo
  • Açúcar 1 colher (sopa)
  • Canela-da-China em pó 1 colher (sopa)
  • Pão francês 4 unidades
  • Ovo 3 unidades
  • Leite Sem Lactose 1/2 copo
  • Leite Condensado Sem Lactose 1 lata

Modo de preparo

Misture o leite condensado e o leite e em outro recipiente bata com o garfo os ovos. Passe bem as fatias de pão na mistura de leite e depois nos ovos batidos. Esquente uma frigideira com óleo sem ficar tão quente e frite até dourar de ambos os lados. Passe no açúcar com canela e delicie-se.

História contestada

Uma receita simples e deliciosa como a rabanada certamente teria várias frentes e possíveis origens. Ainda mais por ser baseada no pão, alimento que sempre foi tratado como sagrado pela igreja católica e sempre esteve presente nas culturas do mundo todo.

Claro que a rabanada aqui no Brasil veio pelos portugueses, que alegam serem os criativos dessa receita. Porém é pão frito, e isso são muitos os que fazem. Os ingleses, por exemplo, chamam de eggy bread, os franceses, que fazem muitas receitas parecidas com essa, chamam de pain perdu, e os americanos de french toast. O que dá um ponto a mais para os franceses!

Uma outra curiosidade é que um nome comum desse preparo é “Fatia de parida”, porque supostamente ajudava as gestantes a lactar e amamentar seus filhos.

É natal!

Os brasileiros conhecem a rabanada como uma clássica receita de natal, então nada mais justo do que sugerirmos mais algumas receitas fáceis e práticas para você fazer no fim do ano.

Biscoito de natal

Biscoito de natal

O legal dessa receita é que assim como a rabanada, você não precisa fazê-la apenas no Natal. Serve para todos os cafés da manhã e da tarde. O que muda é o formato do biscoito e a decoração natalina!

Acesse a receita

Pavê de coco

Pavê de coco

A receita da piada que não pode faltar no seu natal também é uma super simples e rápida, que pode ser feita em qualquer momento do ano!

Acesse a receita

Torta gelada de bombom

Torta gelada de bombom

Para fechar receitas de natal com mais uma fácil. Essa torta rende bastante, é colocar aquela travessa enorme na mesa e todos atacam!

Acesse a receita

Café da manhã internacional

Aqui nós não estamos acostumados a comer a rabanada no café da manhã, mas em vários outros países do mundo essa é uma receita do desjejum. Então trouxemos mais algumas receitas de café da manhã internacional para você fazer aí.

Waffle

Waffle

Mais uma receita bastante consumida nas manhãs americanas. Massa deliciosa com diferentes caldas, doces ou salgadas.

Acesse a receita

Pretzel

Pretzel

Mais uma massa do café da manhã, dessa vez alemão! Também oferece opções salgadas e doces, mas o que define mesmo é o laço. Tem que caprichar!

Acesse a receita

Croissant

Croissant

Esse é outro famoso entre os brasileiros, mas é consumido de uma maneira bem diferente da original francesa. Lá o croissant serve como o nosso pão francês, para ser recheado ou para passar manteiga na hora.

Acesse a receita

Seja em qual situação você preferir, é muito importante aprender receitas para aproveitar ingredientes que são considerados sobras ou não estão mais frescos. A rabanada é uma ótima opção dessas, mas aqui no CyberCook nós temos muitas mais para você diminuir de vez seu desperdício enquanto conhece várias receitas deliciosas e novas.

Bom apetite!