Categorias
Dicas

Cupcakes natalinos: faça uma grana no fim do ano

Se você também está animado para um Natal de união depois de todo esse tempo distante, essa é sua oportunidade de ir além neste ano. Se essa época do ano já nos remete a muita comida e presentes, você pode unir os dois e ainda fazer uma graninha extra para começar 2022 com a vida azul!

Fazer comida para vender dá muito certo, mas é importante ter um produto bem feito, bonito e que renda, até porque se for algo muito demorado, vai acabar com seu ânimo e não vai trazer resultado lucrativo.

Por isso, trouxemos essa sugestão de cupcake natalino para você mandar ver!

Cupcake natalino

Uma receita, infinitas coberturas

A graça do cupcake é a cobertura. Mas se o bolo for ruim, quem compra não volta mais, então é importantíssimo ter uma receita boa e pegar o jeito para fazer várias bateladas.

Então antes de falarmos das coberturas, aqui vai a receita para você começar a se preparar.

Ingredientes

  • Açúcar 1 xícara (chá)
  • Amido de milho 2 colheres (sopa)
  • Rum 1/4 xícara (chá)
  • Farinha de trigo 1 xícara (chá)
  • Castanha-do-Pará 1/2 xícara (chá)
  • Ovo 3 unidades
  • Uva Passa 1/2 xícara (chá)
  • Manteiga 5 colheres (sopa)
  • Damasco 1/2 xícara (chá)
  • Fermento químico em pó 1 colher (chá)

Cobertura

  • Açúcar de confeiteiro 1 3/4 xícaras (chá)
  • Água 1 xícara (chá)
  • Clara de ovo 3 unidades
  • Confeitos de chocolate a gosto

Modo de preparo

Massa

Misture o damasco, as uvas passas, e as castanhas-do-pará e regue com o rum. Reserve. Na batedeira, bata o açúcar com a manteiga até obter um creme. Adicione os ovos, um a um, batendo sempre a cada adição. Pare de bater e junte a farinha, o amido, o fermento e as frutas reservadas. Preencha 2/3 das forminhas com a massa e asse no forno pré-aquecido até dourar ligeiramente. Depois de frios, cubra com o merengue e decore à gosto.

Cobertura

Ferva o açúcar de confeiteiro com a água até obter uma calda em ponto de bala mole. Despeje sobre as claras em neve, sempre batendo, e bata até esfriar. Adicione corante verde e bata para homogeneizar. Coloque o merengue em um saco de confeitar com bico pitanga e utilize em seguida.

Caso não tenha todos os ingredientes à mão, é só clicar no link e ir direto para o Carrefour!

Cobertura tem que ser criativa

A graça que enche os olhos de quem compra cupcake está na cobertura, e como estamos em época de natal, esse é o tema a ser seguido.

Nesta receita de cupcake natalino, você usa o corante verde para fazer ela parecer uma árvore de natal, cheia de confeitos como as bolas, estrelas e até mesmo anjinhos.

Você pode também fazer uma touca de papai noel, usando as cores vermelha e branco, ou conferir uma dessas ideias criativas de cupcakes:

Na base do cálculo

Para valer a pena é importante ter as contas todas na cabeça, assim você sabe se está cobrando caro ou barato demais. A receita que trouxemos custa por volta de 20 reais e rende 12 bolinhos, ou seja, mais ou menos R$1,60 por bolinho. A margem de lucro é você quem decide, mas uma técnica básica e sempre bem vinda é melhorar o preço para quem comprar mais de uma vez, assim você mantém o giro.

Por exemplo, se você fizer 4 tipos de coberturas ou sabores diferentes, pode montar uma caixinha com 4 ou 8 e diminuir um pouco a margem de lucro para esses pacotes (considerando o custo da embalagem também, não se esqueça). Enquanto coloca um pouco acima nos vendidos individualmente.

Se você não for muito fã de cupcake ou não quiser perder tempo com as coberturas, pode conferir essa matéria com 15 outras boas opções para vender nesse fim de ano!

Não se esqueça de presentear os familiares com alguns dos seus cupcakes e aproveite o Natal unido para encher o bolso e matar a saudade de todo mundo!