Categorias
Dicas

Crocante e saudável: batata frita na Airfryer

Da criancinha de 2 anos de idade até o idoso de 90, muita gente ama batata frita. É aquela receita muito simples, mas que é tão gostosa que a gente não quer parar de comer.

Contudo, como bem diz o nome, ela é frita, então temos que ficar de olho no exagero de óleo ou então usar alternativas. Cá temos a melhor: a airfryer. Com ela você dispensa o óleo na hora de fritar e ainda assim tem batatas fritas crocantes e de forma muito mais rápida e prática.

Mas para ficar crocante na airfryer, é bom seguir algumas dicas e ainda conferir outros preparos de batata no equipamento que vão te surpreender.

Boa leitura.

O caminho para crocância

A batata frita na airfryer é praticamente símbolo do equipamento, tanto que na imagem das caixas o que ilustra é esse prato. Apostando na unanimidade dessa iguaria, nada mais justo que usar e abusar dela nas propagandas.

Porém é comum ouvir de usuários da airfryer que as batatas fritas no equipamento não ficam tão boas nem crocantes quanto no óleo, mas na verdade o que pode estar acontecendo são alguns errinhos durante o preparo que impedem a batata de chegar na textura e sabor ideais.

Vamos elucidar algumas dessas questões:

Pré aqueça: Quando você frita no óleo não espera ele ficar bem quente para pôr as batatas? Então, na airfryer é a mesma coisa. Ligue o aparelho na temperatura máxima e aguarde 5 minutinhos antes de pôr para fritar. Isso faz com que doure mais rápido, ficando mais crocante e ainda assa ela bem no centro.

Empilhar: Apesar de na foto da caixa a cesta vir com batata frita transbordando, não é assim que se deve fazer. Coloque as batatas no fundo, o mais separadas umas das outras, para o ar circular de forma igual.

Não há necessidade de encher a cestinha de uma vez, pois elas ficam prontas bem rapidinho.

Umidade: a batata é um tubérculo que contém amido e isso retém muita umidade. Varia de tipo de batata, mas no geral, é importante secá-las com papel toalha para retirar o máximo de líquido possível antes de assar, assim você garante uma crocância maior.

Esse erro se agrava ainda mais quando você utiliza aquele saco de batatas congeladas e joga direto na airfryer, pois até derreter o gelo e assar o centro, sua batata já queimou.

São dicas básicas mas que fazem muita diferença para o preparo ideal de batata frita na airfryer, então anota tudo e bote em prática assim que der.

Para ajudar, fique com essas 5 dicas de receitas de batata frita na airfryer e acompanhamentos que casam perfeitamente:

Aproveite também para baixar gratuitamente nosso ebook com Receitas Econômicas.

Os tipos de batata na Airfryer

Os tipos de batata na Airfryer
Os tipos de batata na Airfryer

Para fazer em casa utilizando sua fritadeira a ar, as mais comuns são as batatas fritas palito, nesse estilo que acompanha o lanche do fast food. Mas existem outros preparos que são tão bons quanto ou melhores.

Se liga nessas dicas para fazer ai na sua casa, tanto para o lanche rápido quanto para acompanhar aquele jantar especial:

French fries: as clássicas batatas de fast food, são chamadas assim nos Estados Unidos, que em tradução livre seria fritas francesas e existe um grande rixa, pois dizem que na verdade foi uma criação dos belgas. Enfim, brigas diplomáticas à parte, o fato é que essa batata frita é deliciosa e você pode fazer na airfryer.

Confira a receita completinha, clicando aqui.

Batata Rústica

Batata Rústica
Batata Rústica

A batata rústica tem ficado cada vez mais popular e muitas hamburguerias artesanais preferem servir esse tipo como acompanhamento do sanduíche, ao invés das french fries. Essas ficam com uma crostinha por fora, macias por dentro e podem levar vários temperos diferentes que deixam tudo mais gostoso. Além de que pode ser assada na airfryer também, então confira a receita completa e já comece a preparar.

Batata Sauté

Batata Sauté
Batata Sauté

Esse tipo é parecido com a batata rústica, mas o truque é cortá-las em cubinhos e cozinhá-las antes, mas não muito para não desmanchar. O nome vem da técnica de saltear, que é basicamente grelhar na frigideira com alguns movimentos que fazem a batata pular, assim misturando os temperos enquanto vai dourando os lados.

Porém, invés de frigideira, você pode usar a airfryer e saltear usando a cestinha mesmo, dando chacoalhadas de tempos em tempos. Fique atento aos temperos, pois estes fazem muita diferença na batata sauté e nesse caso vale a pena colocar um fiozinho de azeite, mesmo na fritadeira a ar. Clique aqui e acesse a receita.

Batata Smile

Batata Smile
Batata Smile

A batata que coloca um sorriso no rosto da criançada. São aquelas cortadas em formato de rosto sorrindo que são ótimas para as crianças comerem, ainda mais quando fritas na airfryer ficam bem mais saudáveis.

Temos até um post com dicas para fazer as batatas smile entre outros tipos e também onde encontrá-las.

Batata Chips

Batata Chips
Batata Chips

É aquele tipo que vende nos pacotes industrializados, mas quando feita em casa é muito melhor, né. Ainda mais utilizando a airfryer, pois ficam bem sequinhas e crocantes e nesse caso também vale fatiar e secá-las antes de colocar para assar. Temos até essa receita aqui que você pode armazenar as batatas fritas por um tempo depois de prontas.

Batata Palha

Batata Palha
Batata Palha

Vai bem no cachorro quente, no escondidinho, no fricassê e onde mais quiser, e é super fácil de fazer em casa. O processo é semelhante ao da batata chips: seque bem já que quanto menor umidade, maior crocância. Lembre de tentar colocá-las distantes umas das outras na airfryer para o ar quente circular e dourar por igual.

A receita em si você pode usar a mesma da batata chips, só que na hora de ralar, use a menor parte do ralador — que normalmente se usa para fazer queijo ralado.

De um único ingrediente tiramos várias receitas incríveis, essa é a versatilidade da Airfryer. Agora é a sua vez de preparar a batata frita perfeita na sua fritadeira a ar. Sequinha, crocante e saborosa.

Não esqueça de mandar para gente.

Bon Appetit!