Coxão duro e Coxão mole: entenda as diferenças!

Publicada em: 04/02/2020 13:52

Na hora ir ao mercado comprar carnes ou ao açougue, algumas dúvidas surgem. Tantas peças de carne… qual escolher? E um questionamento tem sido bem frequente: qual a diferença entre coxão duro e coxão mole? Qual é a ideal para fazer um picadinho ou um cozido?

Erroneamente diferenciadas por carne de “primeira” e de “segunda”, a maior diferença entre as duas é apenas a quantidade de colágeno. Enquanto as carnes de primeira (isso inclui o coxão mole) possuem menos colágeno, a segunda (coxão duro) tem uma quantidade maior, mas nada disso interfere na qualidade do corte.

Mas afinal, qual a diferença entre elas?

Coxão duro:

Localizado no traseiro do boi, é muito confundido com a picanha, exatamente por conta da sua localização. Contudo, o coxão duro tem uma carne mais densa por estar no músculo da perna do animal e também por isso possui fibras mais longas e gordura concentrada na parte externa.

Por ser mais duro, para preparar o coxão duro é necessário que ela tenha um cozimento mais lento, sendo ideal para cozido, refogados, rosbife, carne recheada ou moída.

bifedepanela/cybercook

Coxão mole:

Esse corte está localizado na parte interior da coxa do boi, com fibras curtas e muito macio. O coxão mole é indicado para ensopados, picadinhos, strogonoff, bifes finos e escalopes.

picadinho/cybercook

Aprendeu as diferenças dos dois? Corre para a cozinha e prepara uma receita deliciosa!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: