Categorias
Dicas

Coxão duro e Coxão mole: entenda as diferenças

Atualmente sabemos que o preço da carne bovina não está tão atrativo quanto antes, o que faz com que muita gente recorra às chamadas “carnes de segunda”, quando na realidade essa divisão não existe tecnicamente.

É bem o caso do coxão mole e do coxão duro, onde uma é considerada como corte de primeira e o outro é de segunda, mas na realidade ambos são saborosos e só precisam de preparos diferentes, considerando sempre as características.

Vem com a gente entender a diferença entre esses dois cortes e também como aproveitar o que há de melhor em cada um.

Boa leitura.

Importância do Colágeno

Um componente importante da carne bovina é o colágeno, que é uma das substâncias mais importantes para nosso corpo em vários aspectos, e é justamente ela que diferencia a carne do coxão mole e do coxão duro.

Basicamente, quanto mais colágeno há concentrado em determinada parte do boi, a tendência é que o corte seja mais duro, mas isso não muda a sua qualidade nem seu sabor, pelo contrário, dependendo do modo de preparo, o colágeno é muito bem vindo.

Localizado na perna traseira do boi, o coxão duro é muitas vezes confundido com a picanha, porém é fácil notar as fibras mais densas na carne.

É um corte mais em conta financeiramente, e com o preparo certo fica delicioso.

O coxão mole por sua vez fica na parte interior da coxa bovina, onde as fibras musculares são mais curtas, o que deixa a carne bem macia, ideal para fazer bifes para o dia a dia.

Apesar dessa distinção de carne de primeira ou de segunda ser mais uma diferença comercial do que de qualidade, vale a pena quando a grana estiver curta ir no coxão duro e sempre que tiver chance, aproveitar uma promoção de coxão mole.

Para ambas, receita é o que não falta por aqui, veja algumas a seguir.

Toda carne é de primeira se a receita for certeira

É possível fazer maravilhas com praticamente todo corte bovino, desde a pata com um belo caldo de mocotó até a cauda, com uma saborosa rabada rica em colágeno.

Porém vamos se ater hoje aos dois cortes já mencionados para aguçar sua criatividade de como aplicá-los nas suas refeições.

Coxão Duro

Esse corte se favorece de cozimentos mais lentos para atingir maciez e suculência, e neste caso a panela de pressão será sua grande aliada.

Confira duas receitas ótimas para usar essa carne:

Bife de Panela

Bife de Panela

Esse já é um clássico que dispensa apresentações, e usar os cubos de coxão duro aqui é ideal para ter carne bem suculenta, numa textura macia que combina bem demais com as batatas.

Veja a receita completa aqui

Bife à Role com Queijo e Espinafre

Bife à Role com Queijo e Espinafre

Dá para ser sofisticado e econômico com o coxão duro, basta usá-lo nesta versão de bife a rolê com recheio cremoso de queijo e espinafre.

Essa receita é ótima, pois você deve bater bem os bifes, então rende muitas porções e custa pouco.

Veja a receita completa aqui

Coxão mole

Agora entramos no assunto de um corte que é bem fácil de trabalhar, funciona como bife e combina até moído num bom hambúrguer.

Confira duas dicas para usar o coxão mole:

Coxão Mole Suculento

Coxão Mole Suculento

Nossa primeira escolha é essa explosão de suculência com temperos variados, para deixar sua carne com sabor espetacular.

É ideal fazer esse coxão mole em tiras pois vai absorver melhor o molho e ficar super suculento.

Veja a receita completa aqui

Bife à Milanesa

Bife à Milanesa

Para fechar um clássico bife à milanesa, bem empanado e macio por dentro.

Utilize farinha panko para ter aquela crocância extra e se possível deixe os bifes fritos descansarem sobre uma grade para ficarem bem sequinhos.

Veja a receita completa aqui