Na hora ir ao mercado comprar carnes ou ao açougue, algumas dúvidas surgem. Tantas peças de carne… qual escolher? E um questionamento tem sido bem frequente: qual a diferença entre coxão duro e coxão mole? Qual é a ideal para fazer um picadinho ou um cozido?
Erroneamente diferenciadas por carne de “primeira” e de “segunda”, a maior diferença entre as duas é apenas a quantidade de colágeno. Enquanto as carnes de primeira (isso inclui o coxão mole) possuem menos colágeno, a segunda (coxão duro) tem uma quantidade maior, mas nada disso interfere na qualidade do corte.
Mas afinal, qual a diferença entre elas?
Localizado no traseiro do boi, é muito confundido com a picanha, exatamente por conta da sua localização. Contudo, o coxão duro tem uma carne mais densa por estar no músculo da perna do animal e também por isso possui fibras mais longas e gordura concentrada na parte externa.
Por ser mais duro, para preparar o coxão duro é necessário que ela tenha um cozimento mais lento, sendo ideal para cozido, refogados, rosbife, carne recheada ou moída.
Esse corte está localizado na parte interior da coxa do boi, com fibras curtas e muito macio. O coxão mole é indicado para ensopados, picadinhos, strogonoff, bifes finos e escalopes.
Aprendeu as diferenças dos dois? Corre para a cozinha e prepara uma receita deliciosa!