Consumir atum é sustentável? Encontre a maneira menos agressiva para a natureza!

Publicada em: 02/03/2020 11:38

A pesca do atum tem sido uma discussão frequente na hora de se consumir a carne deste peixe. É possível consumir atum sem desequilibrar o ecossistema e ferir outras espécies? Se você consome carne, mas tem o desejo de encontrar uma alternativa mais sustentável e menos agressiva, a discussão sobre o que fazer com atum envolve duas questões: a preservação das espécies em extinção e a forma como o atum foi pescado.

O principal risco da pesca de atum é a ameaça à vida dos golfinhos, espécie em extinção que costuma conviver com os atuns. Métodos de pesca predatória como o uso de uma rede longa podem acabar causando a pesca de golfinhos, mesmo que o interesse seja apenas no peixe menor. Por isso, o método mais adotado é pescar com vara, anzol e isca. É uma pesca seletiva, um atum por vez, sem ferir outras espécies no processo.

O Brasil segue o modelo de pesca com vara e isca, mas não tem uma lei que proíba a importação de pescados por rede, por exemplo. No caso do atum enlatado, a maioria das grandes marcas no nosso país usa o sistema de vara e isca. A espécie usada costuma ser a do peixe Bonito, que é o atum de maior quantidade no mundo. Para os enlatados, o IBAMA adotou o selo Dolphin Safe, que aparece nas embalagens das principais marcas de atum enlatado, e significa que a pesca foi segura para os golfinhos.

Falando das demais espécies, o consumo de atum azul (ou atum-rabilho) deve ser evitado. Por ter mais gordura na barriga, ele virou um queridinho na hora de fazer sushi, o que colocou a espécie em risco de extinção. O atum azul é um peixe pesado e caro que raramente teve casos de pesca no Brasil (foram dois nas últimas cinco décadas).

Consumir atum pode ser uma alternativa saborosa e sustentável, se houver atenção pela maneira como o peixe foi pescado e qual a espécie que você está levando para a mesa. A forma como o atum costuma ser comercializado no Brasil, em especial em forma enlatada, segue as normas recomendáveis, com a pesca com vara e a busca por uma espécie mais abundante. Na hora de procurar atum em peixarias, opte pelo Bonito, a espécie mais comum no mar.

Se você consome atum e está em busca de opções para aproveitar a versatilidade desse peixe, o CyberCook separou 4 receitas com atum para o seu paladar.

Bolo salgado de atum

Bolo salgado de atum/CyberCook

Macarrão ao molho de atum e creme de leite

Macarrão ao molho de atum e creme de leite/CyberCook

Atum fresco acebolado

Atum fresco acebolado/CyberCook

Bonito com crosta de ervas, amêndoas, laranja e limão

Bonito com crosta de ervas, amêndoas, laranja e limão/CyberCook

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: