Categorias
Dicas

Conheça o suco de caju e seus benefícios

Se existe fruta 100% brasileira, essa é o caju, que na verdade é uma pseudofruta (e isso não vale de muito além da curiosidade). O que vale mesmo são todos os benefícios e o sabor único de uma fruta que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo, que pode ser base para doces, geléias e principalmente o suco!

Se você quer conhecer mais sobre essa fruta ou quer uma receita de suco de caju para fazer com a fruta ao natural (que às vezes é mais difícil do que algumas outras), segue com a gente no texto.

suco de caju
Suco de caju

Receita de suco de caju natural

Ingredientes

  • Manga 1 unidade
  • Caju 1 unidade
  • Gelo a gosto
  • Água 350 mililitros
  • Açúcar 3 colheres (sopa)

Modo de preparo

  1. Bata a manga e o caju na centrífuga e em seguida acrescente a água, o açúcar e o gelo.

Quais são os benefícios do caju?

A verdadeira fruta do caju é a castanha, que tem nutrientes diferentes e igualmente importantes ao da polpa. Porém, é com a polpa que se faz o suco, então é sobre os benefícios dela dos quais falaremos.

O caju ajuda a imunidade?

Sim! O caju tem quase 5 vezes mais vitamina C do que a laranja, por exemplo, o que faz dele um ótimo ingrediente para servir de imunizante. E isso só melhora com quanto mais maduro estiver o caju, então busque aqueles já bem molinhos para o seu suco.

O caju ajuda a cicatrizar?

Sim, de novo! Claro que não é milagroso, mas por ser uma fonte de zinco e ferro ajuda bastante na coagulação e também previne contra a anemia.

O caju prende o intestino?

Nossa, faz tudo essa fruta! O caju tem taninos que tem propriedades adstringentes que absorvem o excesso de água do intestino e te ajudam muito contra diarréia ou intestino solto.

Dicas para não deixar o suco de caju “travar”

Muitas pessoas não tomam o suco de caju com a fruta natural por conta da sensação de adstringência que ela pode trazer para a boca (que muitos chamam de travar ou até de ranço). Nós falamos que essa fruta auxilia a regular o intestino por conta das propriedades adstringentes, então era de se esperar que estivesse também no gosto.

Porém, dá para diminuir isso com duas dicas bem simples:

  1. Compre cajus mais maduros. Várias frutas são adstringentes quando verdes, mas o caju continua com essa característica mesmo quando acabou de ficar maduro. Quanto mais maduro, menos tanino e consequentemente menos “amarração”.
  2. Se já tiver comprado, não tem problema: o segredo é colocar um pouco de suco de limão junto com o caju, já que a acidez vai ajudar a quebrar um pouco esses taninos.

Mais receitas com suco de caju

Suco picante de caju

Suco picante de caju
Suco picante de caju

Esse suco é quase uma vitamina, pois leva tangerina, caju e água de coco para harmonizar com algumas fatias de pimenta dedo-de-moça e algumas folhas de hortelã. Se você for do tipo que gosta de bebidas mais picantes, esse suco é para você!

Veja a receita

Mousse de caju

Mousse de caju
Mousse de caju

Nessa receita você aproveita tanto a castanha quanto o suco. Use nossas dicas para deixar a fruta menos travada e faça esse mousse refrescante e bem diferente de tudo o que você já viu!

Veja a receita

Moça exuberante

Moça exuberante
Moça exuberante

Um nome interessante para uma receita que leva leite condensado para adoçar e dar cremosidade ao suco de caju, transformando essa bebida em uma delícia refrescante para dias de sol na praia! Se você for adulto, dá até para colocar um pouco de bebida alcoólica!

Veja a receita

Que tal mais algumas matérias sobre a castanha-de-caju?