Categorias
Cardápios

Conheça a origem do bolinho de arroz

O bolinho de arroz é um campeão de audiência, todo mundo gosta porque é muito simples de fazer, fica uma delícia com aquela carga enorme de queijo e ainda por cima te ajuda a reaproveitar aquele arroz de fundo de geladeira que não tem muito futuro. Por isso, como temos muitas matérias sobre essa receita, hoje a ideia é contar um pouco mais sobre a história por trás do bolinho de arroz e, claro, te trazer uma receita para fazer enquanto lê!

Antes de mais nada, já garanta que tem arroz na geladeira, prepare-se para a receita e senta porque lá vem história!

De onde vem o bolinho de arroz?

bolinho de arroz

É a mesma historinha de sempre: não dá para ter certeza e tem muita gente querendo a autoria para si. Esse bolinho, por incrível que pareça, não é uma receita brasileira. Pelo menos não na história, porque os bolinhos de arroz dos bares e restaurantes brasileiros você não encontra em nenhum outro lugar do mundo!

Na verdade, a autoria é dividida entre os japoneses e os italianos, mas é mais provável que tenha sido no japão mesmo. Por lá, os samurais comiam o oniguiri, um bolinho de arroz recheado e com uma alga por fora que eles levavam dentro de bambus para não estragarem. Existia também o mochi, a versão mais gelatinosa e doce do bolinho de arroz japonês. Isso tudo aconteceu entre os séculos IX e XII, e é por isso que não dá para creditar aos Italianos, que só foram criar o risoto por volta do século XI, só depois apareceria o arancini.

Como fazer bolinho de arroz na airfryer

Ingredientes

  • Arroz cozido 2 xícaras (chá)
  • Queijo Ralado 1 xícara (chá)
  • Ovo 2 unidades
  • Farinha de trigo 1 xícara (chá)
  • Pimenta-do-Reino Preta a gosto
  • Orégano a gosto
  • Salsinha 2 colheres (sopa)
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes e faça bolinhas utilizando uma colher de sopa como medida.
  2. Leve à fritadeira por 15 a 20 minutos a 180º C.

O arroz você encontra na geladeira, mas todos os ingredientes você compra lá no Carrefour e recebe em casa!

Como rechear o bolinho de arroz?

Não só vamos te mostrar como rechear, mas também com o que rechear! Dá uma olhada nessas quatro receitas de bolinho de arroz e seus diferentes recheios:

Bolinho de arroz recheado de linguiça

Bolinho de arroz recheado de linguiça

Bolinho de arroz já é uma delícia no happy hour, mas esse aqui supera qualquer outro recheio! Você ainda pode variar a linguiça para ter muita variedade de sabor e sempre uma combinação maravilhosa com a sua bebida preferida. Se tiver uma pimentinha do lado, então, é puro sonho!

Veja a receita

Bolinho de arroz com espinafre

Bolinho de arroz com espinafre

O espinafre é outro recheio (mais parte da massa do que recheio, mas tudo bem) que fica muito gostoso, além de trazer um lado nutritivo bem interessante para a receita, principalmente se você tiver uma airfryer ou fizer no forno! Vale a pena experimentar.

Veja a receita

Bolinho de arroz com queijo minas

Bolinho de arroz com queijo minas

Assim como a linguiça, o recheio com queijo minas é maravilhoso por um simples motivo: o queijo é uma delícia! E olha que também tem muita variedade, principalmente os feitos na serra da canastra, que são diferenciadíssimos! Pesquisar sobre os queijos da região é divertido por si só, mas usar na receita é outros 500!

Veja a receita

Bolinho de arroz recheado com frango

Bolinho de arroz recheado com frango

E essa aqui então, que é o puro suco do aproveitamento de ingrediente da sua geladeira? Arroz lá no fundo, frango que foi descongelado e não comeram tudo, um pouco de tempero, farinha e queijo: bolinho perfeito, barato e que serve de lanche, entrada e até no almoço!

Veja a receita

Ficou com vontade de fazer bolinho de arroz por aí? Compartilhe suas receitas com a gente!

Veja mais matérias que podem te interessar