Dicas para trocar açúcar por mel em receitas

Publicada em: 06/05/2020 14:00

mel é um dos adoçantes mais antigos conhecidos pelo homem, e tem sido usado desde os tempos antigos para fins medicinais e nutricionais. Ele contém enzimas, minerais, vitaminas e aminoácidos importantes para nosso corpo.

Embora seja usado principalmente em sobremesas e receitas com carnes, aves e saladas, também é possível usá-lo como ingrediente fundamental de pães, doces e bolos! Basta trocar o açúcar por mel na receita. Bolos e pães feitos com mel ficam fofinhos e frescos por mais tempo, sem ressecar, graças às propriedades higroscópicas do mel.

Se você quer dicas para substituir o açúcar pelo mel nas receitas, o CyberCook separou algumas vantagens e recomendações para esta substituição.

Mel/CyberCook

1. O mel é mais doce e nutritivo que o açúcar

Quando for substituir em alguma receita o açúcar por mel, lembre-se que o mel é um pouco mais doce do que o açúcar. A regra é usar cerca de 20 a 25% menos mel do que normalmente iria de açúcar. O mel tem quase as mesmas calorias que o açúcar branco, mas tem mais nutrientes. Embora a quantidade calórica seja a mesma, se você usar menos mel do que usaria de açúcar, a proporção calórica é menor.

2. A combinação mel e bicarbonato de sódio ajuda a massa a crescer

Se você estiver usando mel em vez de açúcar em uma receita de bolo, pão ou cookie que tenha como ingredientes fermento em pó ou bicarbonato de sódio, você deve adicionar mais 1/2 colher (chá) de bicarbonato para cada 1 xícara de mel. O motivo dessa adição, é por que o mel age como um ácido em produtos de panificação e ele irá reagir com o bicarbonato de sódio, podendo fazer receitas como esse bolo de cenoura com gengibre e mel crescerem melhor.

3. Diminua a temperatura do forno

O mel acaba queimando mais rápido do que o açúcar, então é importante reduzir a temperatura do forno em uns 15 ºC quando substituir o açúcar por mel.

4. Vale lembrar que, assim como o açúcar, nem todos podem consumi-lo

O mel é pouco recomendado para pessoas diabéticas, por conter açúcar simples, e por crianças com menos de 1 ano de idade, por causa do sistema digestivo ainda em formação. Já as crianças mais velhas podem se deliciar com receitas que elas adoram, como o pão de mel.

Mel receitas/CyberCook

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: