Como limpar peixe: Dicas para deixá-lo pronto para as panelas!

Publicada em: 11/09/2020 17:24

Os peixes são animais aquáticos que rendem pratos saborosos, devido à carne macia e o gosto marcante. Muita gente tem receio na hora de preparar peixe, mas a gente te ajuda a descomplicar essa parte!

Se você quer saber como limpar o peixe e poder aproveitar a carne em deliciosas receitas, a gente te ensina as melhores maneiras de como tratar peixe e curtir suas refeições.

Confira nossas dicas!

- Você pode tirar as escamas do peixe usando a parte de trás da lâmina da faca, ou ainda usando uma colher. Raspe a pele do animal, indo do rabo até a cabeça. Não faça força, para não estragar a pele para o cozimento. Lave o peixe em água corrente para retirar as escamas que ficaram presas.

- No caso dos peixes de pele grossa, como cascudo e bagre, retire a pele deles fazendo um corte na junção entre a cabeça e o corpo do peixe. Segure-o pela cabeça e puxe a pele, em direção à cauda, como se "descascasse" o peixe. Depois, enxague bem.

peixe/cybercook

- Como lavar o interior do peixe: faça um corte superficial na parte de baixo do peixe, indo da cabeça até quase o fim da cauda. Não corte muito fundo ou alcançará o intestino do animal. Com o peixe "aberto", retire as vísceras (com os dedos ou uma colher) e lave a parte de dentro com água corrente.

- Depois de enxaguar o peixe, por dentro e por fora, ele está pronto para o cozimento!

- Para se livrar do cheiro de peixe nas mãos, despeje vinagre nas mãos, esfregue bem e depois lave as mãos com água quente. Para tirar o cheiro de peixe da cozinha, coloque para ferver uma mistura de água e limões cortados em rodelas. Deixe fervendo enquanto prepara o peixe.

peixe/cybercook

Confira também nossa matéria de Como preparar peixe em 15 minutos.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: