Categorias
Dicas

Como limpar peixe: Dicas para deixá-lo pronto para as panelas!

Muita gente tem receio na hora de preparar peixe. Esse é um dos principais motivos do brasileiro comer muito pouco peixe em comparação às outras proteínas, mesmo sendo um país com uma costa enorme. Porém é um ingrediente indispensável em uma alimentação equilibrada trazendo nutrientes que só eles tem.

Por isso, cá estamos com 5 dicas para te ajudar a descomplicar na hora de limpar e fazer o peixe! Depois algumas receitas para não perder tempo e já sair fazendo os peixes do seu freezer.

Escondidinho de Sardinha Fácil

Como limpar seu peixe

  1. Você pode tirar as escamas do peixe usando a parte de trás da lâmina da faca, ou ainda usando uma colher. Raspe a pele do animal, indo do rabo até a cabeça, mas com delicadeza. Se pesar a mão pode estragar a pele para o cozimento e apresentação. Lave o peixe em água corrente para retirar as escamas que ficaram presas.
  2. No caso dos peixes de pele grossa, como cascudo e bagre, retire a pele deles fazendo um corte na junção entre a cabeça e o corpo do peixe, logo atrás das guelras. Segure-o pela cabeça e puxe a pele, em direção à cauda, como se “descascasse” o peixe. Depois enxague bem.
  3. Como lavar o interior do peixe: faça um corte superficial na parte de baixo (barriga) do peixe, indo da cabeça até quase o fim da cauda. Não corte muito fundo ou alcançará o intestino do animal. Com o peixe “aberto”, retire as vísceras (com os dedos ou uma colher) e lave a parte de dentro com água corrente. Depois de enxaguar o peixe, por dentro e por fora, ele está pronto para o cozimento!
  4. Para se livrar do cheiro de peixe nas mãos, despeje vinagre nas mãos, esfregue bem e depois lave as mãos com água quente. Para tirar o cheiro de peixe da cozinha, coloque para ferver uma mistura de água e limões cortados em rodelas. Deixe fervendo enquanto prepara o peixe.
  5. A dica final é de aproveitamento: cabeça, cauda e barbatanas dão um caldo delicioso para cozinhar seu peixe ou fazer parte de outros processos. Além de ainda conter muitos nutrientes. Não jogue fora logo de cara!
Salmão com Risoto de Limão Siciliano

Peixe todo dia

As técnicas de limpeza de peixe são basicamente essas para quase todos os peixes, então as dicas acima são muito boas para quem quer colocar esse ingrediente na alimentação. Nessa parte, vale dizer que os peixes também cabem em diversas situações: na pressa, no jantar especial, no happy hour, para a família e até com pouco dinheiro. Por isso trouxemos uma receita de peixe para cada uma dessas situações!

Na pressa, peixe

Se você estiver com pressa, então faça esse Escondidinho de sardinha fácil em apenas 30 minutos! É uma receita de refogar dois ingredientes e depois montar em um potinho ou ramequim para levar ao microondas e pronto: você tem um prato completo, super fácil, delicioso ( com bastante queijo derretido) e com a sardinha que você nem sempre precisa limpar!

No jantar especial, peixe

No menu de hoje temos: Salmão com risoto de limão siciliano. Conhecendo bem os truques do risoto, é só ficar de olho no ponto do peixe (que para o salmão é bem fácil de acertar) e pronto! Um bom vinho ou cerveja especial do lado e tudo perfeito!

Para a família, que tal… peixe?

A bacalhoada dispensa apresentações, assim como o valor que ela tem em uma mesa de jantar em família. Porém você pode fazer uma falsa bacalhoada também, com merluza ou tilápia. Fica uma delícia!

Happy hour é hora deles também

Fish and chips é o prato mais consumido no happy hour da Inglaterra, por que não fazer por aqui também? Você pode até mesmo usar sua fritadeira elétrica, para manter saudável!

Para economizar… Você já sabe, né?

Com menos de R$20 você faz uma Lasanha de atum: inesperada, prática e, acima de tudo, deliciosa.

Tá esperando o quê? Tá na hroa de comprar peixe!